A pena de estagnação perpétua

Quem anda à pesca de eleitores sabe que aquilo que dá votos no imediato afunda o país, e aquilo que salva o país não dá votos no imediato.

Portugal é o país que vai ter a população mais envelhecida da Europa em 2050 (estima-se que metade dos portugueses terão acima de 55 anos). É o terceiro país da Europa com a maior dívida pública, somente atrás da Itália e da Grécia (127% do PIB). É um dos seis países da Europa com menor produtividade, ou seja, que gera menos riqueza por hora de trabalho. É um país estagnado há 20 anos, desde que aderiu à moeda única. É um país que foi ultrapassado em PIB per capita por Malta, República Checa, Eslovénia, Lituânia, Estónia, Polónia, Hungria, tudo países que aderiram à União Europeia em pleno século XXI. É um país que desceu da 15.ª para a 22.ª posição na lista dos mais ricos da Europa, e que já vê aproximar-se no retrovisor a Eslováquia, a Letónia, e até mesmo a Roménia, um país onde se andava a fuzilar o casal Ceausescu em 1989, quando em Portugal já choviam fundos europeus.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 56 comentários