Biden diz que alterações climáticas são responsáveis pelo incêndios no Colorado

Os incêndios causaram devastação nas comunidades entre Denver e Boulder e um prejuízo estimado em 513 milhões de dólares.

Foto
Reuters/EVELYN HOCKSTEIN

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ligou os incêndios que mataram pelo menos uma pessoa e consumiram mais de mil casas no estado do Colorado no início de 2022 às alterações climáticas.

Biden visitou na sexta-feira a comunidade de Louisville, acompanhado pela primeira-dama, Jill Biden, e encontrou-se com algumas das mais de 35 mil pessoas pessoas forçadas a abandonar as suas casas pelo fogo.

Os incêndios causaram devastação nas comunidades entre Denver e Boulder e um prejuízo estimado em 513 milhões de dólares (452 milhões de euros). Além de uma morte, pelo menos uma outra pessoa está desaparecida.

Foto
Joe e Jill Biden visitaram Louisville e encontraram-se com algumas das pessoas forçadas a abandonar as casas EVELYN HOCKSTEIN/Reuters

Em Louisville, Biden disse que os incêndios têm sido “tão devastadores” como muitas das crises ambientais do país, no valor de 99 mil milhões de dólares (87 mil milhões de euros), em 2021.

“Não podemos negar a realidade de que estes incêndios estão a ser sobrealimentados pelas alterações climáticas”, disse Biden.

No ano passado, Biden viajou várias vezes pelo país para visitar locais afectados por eventos climáticos extremos, tais como as tempestades de gelo no Texas, os incêndios florestais na Califórnia ou as inundações em Nova Iorque e Nova Jersey.

“A situação para o nosso país é de código vermelho”, acrescentou o Presidente. A comitiva presidencial foi saudada em Louisville por um pequeno grupo de activistas ambientais que se manifestaram com um sinal que dizia “Código Vermelho”.

Biden, que reconheceu que para ele os incêndios são as catástrofes naturais mais chocantes, acrescentou que no ano passado os incêndios nos Estados Unidos consumiram uma área equivalente a todo o estado de Nova Jersey.

Sugerir correcção
Comentar