Número de casos de demência pode triplicar até 2050

As desanimadoras previsões divulgadas esta quinta-feira pela The Lancet Public Health chegam com o apelo a “esforços mais agressivos” para abordar os factores de risco de demência. Para Portugal projecta-se um aumento de 200 mil casos em 2019 para 351 mil em 2050.

Foto
Paulo Pimenta

Vamos a números. O relatório divulgado esta quinta-feira na revista The Lancet Public Health conclui que em 2019 existiam 57 milhões de pessoas a viver com demência em todo o mundo. Em 2050, prevêem os especialistas, os casos de demência entre adultos com mais de 40 anos podem chegar aos 153 milhões. A única solução capaz de alterar estas previsões, alertam, passa por atacar quatro importantes factores de risco: o tabagismo, a obesidade, a glicemia elevada e a baixa escolaridade.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários