Check-up anual? Não é preciso, asseguram médicos de família

Os médicos Diogo Lima, Inês Rosendo e Nádia Sepúlveda acreditam que fazer análises e exames anuais não só causa mais ansiedade como promove uma sensação de falsa segurança.

Foto
“A prevenção vai muito além de fazer exames”, sublinha Inês Rosendo, da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar NATIONAL CANCER INSTITUTE/UNSPLASH

Nas bocas do povo ouve-se a expressão “Mais vale prevenir do que remediar”, o argumento de mães e avós que se aplica a muitos assuntos. Mas no que toca à saúde e ao bem-estar prevenir em demasia não é saudável, avisam os médicos de família. No início do ano, evite ir a correr para o médico pedir um check-up completo e análises ao sangue. A evidência científica não vê vantagens num check-up anual, garantem, ao PÚBLICO, os especialistas em medicina geral e familiar. Precisamos, sim, aconselham, de promover um estilo de vida mais saudável a todos níveis.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 5 comentários