A freguesia de Lisboa que se sente como um dormitório quer acordar

Muitos dos que vivem em São Domingos de Benfica queixam-se de pouco ou nada encontrarem na vizinhança. O novo presidente da junta admite o problema e promete reavivar o mercado, dinamizar eventos na área da cultura e “dar a mão” a projectos da comunidade.

Foto
S. Domingos de Benfica tem falta de equipamentos culturais FA Filipe Arruda

São Domingos de Benfica é a quarta maior freguesia do concelho de Lisboa em termos populacionais, tendo cerca de 34.000 habitantes (segundo os resultados preliminares dos Censos 2021) espalhados por quatro quilómetros quadrados. Quem lá vive diz que a freguesia é “uma espécie de dormitório” e que a maioria das pessoas “faz a sua vida” nas freguesias vizinhas. Mas porque é que isto acontece? Numa ronda pelas ruas, ouve-se a resposta: faltam equipamentos, comentam os seus habitantes, uma realidade que o novo autarca promete agora mudar.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 2 comentários