Linares obrigou Barcelona a aplicar-se na Taça do Rei

Equipa do III escalão esteve em vantagem e nunca deixou de acreditar na passagem aos oitavos-de-final. Real Madrid vingou eliminação de há um ano ao afastar o Alcoyano.

Foto
Barcelona de Xavi sofreu para continuar na Taça do Rei EPA/Enric Fontcuberta

Em recuperação na La Liga, o Barcelona voltou, esta quarta-feira, na Taça do Rei, a revelar todas as fragilidades que marcam de forma indelével a época dos catalães, acabando por seguir em frente rumo aos oitavos-de-final ao bater (1-2) o Linares, 14.º classificado do Grupo 2 do terceiro escalão espanhol, em partida que obrigou a equipa de Xavi a reagir a um golo de desvantagem, na sequência de um cabeceamento de Hugo Díaz (19').

Apesar do domínio esmagador, mais de 80 por cento de posse de bola e dez remates contra apenas um do Linares, a primeira parte do Barcelona foi demasiado vulgar, com apenas um remate enquadrado e sem perigo. A reacção surgiu no reatamento, com Dembélé a igualar (63') e a deixar a ideia de que o triunfo seria uma questão de tempo. Mas antes do segundo golo, obtido por Ferran Jutglà (69'), osblaugrana” viram o árbitro anular um golo ao Linares, num lance em que Neto comprometeu.

Os locais não desistiram, mas o poste esteve do lado do Barcelona, que pouco depois respondeu por Dembélé com um remate à barra. Até final, os adeptos catalães viveram na incerteza de um resultado que acabaria por garantir a vitória na eliminatória.

No último jogo do dia, o Real Madrid vingou (1-3) a humilhação de há um ano, quando foi eliminado pelo Alcoyano, no prolongamento, nos 16 avos-de-final. Tal como em 2020-21, Eder Militão (39') abriu o marcador. Do mesmo modo, a equipa do terceiro escalão do futebol espanhol empatou na segunda parte, num momento de inspiração de Daniel Vega (66').

O “fantasma” de Alicante voltava para assombrar os “merengues”, mas Marco Asensio (76') exorcizou-o dois minutos antes de Carlo Ancelotti lançar Kroos e Isco: num ressalto de bola, o malaguenho isolou-se e o desespero do guarda-redes Jose Juan tratou do resto, fazendo, na própria baliza, o golo que arrumou a questão definitivamente.

Antes, Maiorca, Valência e Real Sociedad tinham já assegurado o apuramento nos respectivos confrontos com Eibar (1-2), Cartagena (1-2) e Leganés (2-3). A surpresa surgiu no Atlético Baleares-Celta de Vigo, a ditar a eliminação dos galegos, derrotados por 2-1, com Manel Martínez a bisar e a ser o herói da formação do terceiro escalão.

Rayo Vallecano e Betis seguem em frente após triunfos por 0-1 ante o Mirandés e 0-3 com o Valladolid, respectivamente. O internacional português William Carvalho marcou o primeiro golo do Betis.

Sugerir correcção
Comentar