A Ronda da Noite de Rembrandt está maior e mais detalhada do que nunca

Fotografia obtida no âmbito do restauro em curso no Rijksmuseum, em Amesterdão, amplia a pintura do mestre da pintura holandesa a um nível de detalhe sem precedentes.

Foto
O restauro de A Ronda da Noite iniciou-se em 2019 rijksmuseum

A equipa de restauro da pintura A Ronda da Noite, do mestre holandês Rembrandt, conseguiu fazer a maior e mais detalhada fotografia de sempre de uma obra de arte, antecipando a segunda fase de restauro que se inicia no dia 19 deste mês.

A informação foi divulgada esta terça-feira pelo Rijksmuseum de Amesterdão, na sua página de Internet, precisando que a fotografia agora obtida é quatro vezes mais nítida do que a da sua predecessora, publicada há cerca de 18 meses.

A imagem, que está disponível para visualização no site rijksmuseum.nl/Nightwatch, foi feita no âmbito do trabalho de investigação e restauro desta importante pintura, que se iniciou em 2019.

Com uma resolução de 717 gigapixéis (cada pixel representa uma área de 0,005 milímetros quadrados, e a imagem composta completa tem 8439 fotografias individuais de 5,5 por 4,1 centímetros), esta fotografia permite ampliar ainda mais as minúsculas partículas de pigmento no quadro de Rembrandt e tornará o trabalho de restauro significativamente mais fácil.

“Janeiro de 2022 assistirá ao início da fase de conservação de A Ronda da Noite. A frente do quadro não estará visível durante um curto período de tempo, mas, graças a esta imagem, o público continuará a poder admirar a obra-prima de Rembrandt ao mais ínfimo pormenor”, escreveu o director do Rijksmuseum, Taco Dibbits, num texto publicado no site.

Para conseguir esta imagem, a equipa utilizou uma câmara especial, recorrendo à inteligência artificial para juntar todas as fotografias mais pequenas e formar a grande imagem final.

O cientista Robert Erdmann, que lidera a equipa, afirmou que “fazer esta imagem foi um grande desafio” que “muitas pessoas pensaram ser impossível, considerando mesmo uma loucura tentá-lo”. “Ultrapassámo-nos no que pode justificadamente ser descrito como um feito a nível mundial”, conclui.

Esta nova imagem permite aos cientistas envolvidos na operação de investigação e restauro estudar a pintura à distância com ainda mais detalhe, e acompanhar os futuros processos de envelhecimento de A Ronda da Noite com uma precisão ainda maior.

Na segunda fase da operação de restauro que agora se iniciará terão lugar as primeiras intervenções na pintura propriamente dita. A primeira tarefa consistirá em montar A Ronda da Noite num novo esticador, um procedimento necessário devido às “deformidades” actuais da tela, particularmente as ondulações claramente visíveis no canto superior esquerdo.

Embora este seja um aspecto que necessita de atenção imediata, é facilmente remediável e não terá impacto no futuro da pintura, garante a equipa.

Posteriormente, serão avaliados passo a passo os procedimentos a desencadear.

Lançado em Julho de 2019, o projecto de restauro e investigação de A Ronda da Noite é o maior e mais ambicioso de sempre da história do Rijksmuseum. Executada em 1642, esta que é uma das mais famosas pinturas a óleo de Rembrandt, representando a guarda de Amesterdão sob o comando do capitão Frans Banning Cocq, ocupa habitualmente a galeria de honra do museu.

No âmbito do projeto, o Rijksmuseum criou uma caixa de vidro de grandes dimensões em volta da pintura para que ela pudesse ser restaurada à vista do público.

Sugerir correcção
Comentar