Paulo Pereira quer Portugal na ronda principal do Euro2022

Seleccionador nacional pretende disputar o torneio, que arranca no dia 13, a pensar também no Campeonato do Mundo.

Foto
LUSA/TIAGO PETINGA

O seleccionador nacional de andebol, Paulo Jorge Pereira, estabeleceu neste domingo como “grande objectivo” de Portugal o apuramento para a ronda principal do Euro2022, tendo em vista um acesso mais facilitado ao Mundial2023.

“Isto não é descer a ambição. O main round é importantíssimo, porque nos garante não ter de disputar o primeiro play-off de qualificação para o Mundial2023, que se realiza em Março, e aproxima-nos dessa prova. Ou seja, vamos jogar este Europeu a pensar um pouco também no Campeonato do Mundo”, enquadrou o técnico, em conferência de imprensa, pouco depois de ter divulgado a lista provisória dos 20 convocados.

A selecção portuguesa vai disputar pela sétima vez o Campeonato da Europa, coorganizado por Hungria e Eslováquia, entre 13 e 30 de Janeiro, tendo jogos marcados no Grupo B da ronda preliminar diante dos húngaros, da Islândia e dos Países Baixos, sempre em Budapeste.

“Passada a primeira ronda, estabeleceremos rapidamente outro propósito e diremos que queremos melhorar a nossa marca, que é o sexto lugar [obtido em 2020]. Se quisermos atingir alta performance, temos de estar com um certo grau de insatisfação, sabendo que os primeiros quatro classificados do main round apuram-se directamente para o Mundial. Se ficarmos nos 12 primeiros, só vamos ao segundo play-off, que será em Abril”, frisou.

Portugal disputará a quarta fase final seguida, após o Europeu2020, o Mundial2021 e os Jogos Olímpicos Tóquio2020, mas Paulo Jorge Pereira ambiciona já igualar a “mão-cheia” de presenças em grandes torneios alcançada no início do século, com três Europeus (2000, 2002 e 2004) e dois Mundiais (2001 e 2003), o último dos quais realizado em solo luso.

“No fundo, estamos sempre a tentar encontrar a melhor versão de nós próprios. A forma como estamos a treinar lembra-me o estado com que entrámos para o Campeonato da Europa de 2020. Mal cheguei ao estágio, vi toda a malta com enorme vontade”, notou.

O central Miguel Martins (Pick Szeged), o pivô Tiago Rocha (Nancy), o guarda-redes Gustavo Capdeville (Benfica) e o lateral Alexandre Cavalcanti (Nantes) foram incluídos na lista provisória de 20 convocados para o Euro2022, depois de terem falhado o primeiro estágio em Rio Maior, de 27 a 30 de Dezembro de 2021, devido à infecção por covid-19.

A formação de Paulo Jorge Pereira regressou neste domingo ao trabalho sem limitações, em Rio Maior, depois da passagem de ano, tendo ao dispor seis jogadores que alinham no estrangeiro e sete que se podem estrear em grandes competições de selecções.

“Refiz três vezes a convocatória inicial entre 20 e 22 de Dezembro de 2021 e alterei o plano de treino ainda mais vezes. Foi muito cansativo. Um dia de cada vez, mas estamos a trabalhar muito bem. Vamos com o que temos de ir e tenho a certeza de que podem contar connosco. Vejo esta malta com tanta vontade e aquele brilhozinho nos olho”, afiançou.

Face à inédita presença da equipa das “quinas” no torneio olímpico, disputado no Verão de 2021, saíram Humberto Gomes e Aléxis Borges, por opção técnica, enquanto Pedro Portela, Luís Frade, André Gomes e João Ferraz falham o Europeu2022 devido a lesão.

O lote provisório vai ser reduzido de 20 para 18 jogadores até à viagem para a Suíça, marcada para 6 de Janeiro, onde Portugal vai disputar a 49.ª Edição do Torneio Yellow Cup, em Winterthur, entre os dias 7 e 9, defrontando Montenegro, Suíça e Ucrânia.

Sugerir correcção
Comentar