As lendas de um Portugal supersticioso e sobrenatural, em breve na televisão

Adaptando seis histórias seculares, a série Lusitânia vai à caça de um país fantástico e “mitológico”. A RTP é co-produtora do projecto, que deverá estrear-se entre o fim de 2022 e o início de 2023.

Foto
A equipa de rodagem escolheu a aldeia de Sortelha como cenário para Lusitânia ADRIANO MIRANDA

Nuno Soler é um ávido consumidor de contos fantásticos e séries de contornos sobrenaturais. Certo dia, apercebeu-se de que, apesar de conhecer lendas nórdicas, francesas e inglesas “quase de cor”, não estava familiarizado com o folclore português. Começou a pesquisar e deu com “milhares” de histórias seculares, extremamente “variadas em termos de género”. “Lendas épicas, lendas de terror, lendas de comédia...” Foi uma descoberta “surreal”, diz o argumentista ao PÚBLICO. O encontro dá-se na aldeia de Sortelha (Sabugal, Guarda), onde, ao longo das últimas semanas, foram rodados três episódios de Lusitânia, produção da Take It Easy Film, numa parceria com a RTP, em que Soler vai à caça das superstições de um Portugal “mitológico”. Um país que, garante, “ainda existe” em certos pontos do mapa, e que raramente é “explorado em ficção”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 4 comentários