Covid-19. Portugal fez mais de 400 mil testes à covid-19 no penúltimo dia do ano

A partir deste sábado, o número de testes grátis que cada pessoa podia fazer mensalmente passa novamente de seis para quatro. Números referentes a 30 de Dezembro não incluem auto-testes.

Foto
Testagem a covid-19 LUSA/TIAGO PETINGA

Mais de 400 mil testes foram realizados quinta-feira, um novo máximo diário desde o início da pandemia, anunciou este sábado a task-force da testagem.

“Portugal atingiu, na passada quinta-feira, um novo máximo de testagem diária com 402.756 testes realizados (taxa de positividade de 9,2%), dos quais 307.698 (76%) foram testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional”, adiantou a mesma fonte em comunicado.

De acordo com a Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed), um total de 1166 farmácias e 681 laboratórios clínicos estão a fazer testes gratuitos à população, no âmbito do regime excepcional e transitório de comparticipação.

Segundo a task-force responsável pela estratégia de testagem, desde o início de 2020, já foram efectuados cerca de 26,5 milhões testes de diagnóstico da covid-19, números que não incluem os autotestes.

Desde 1 de Dezembro, foram realizados mais de cinco milhões de testes, incluindo cerca de 3,6 milhões de TRAg, um valor que está relacionado com a necessidade determinada pelo Governo de apresentação de um resultado negativo para o vírus SARS-CoV-2 no acesso a vários serviços ou locais e com o aumento de pontos de testagem no país.

Os TRAg nos laboratórios e farmácias que aderiram ao regime excepcional de comparticipação voltaram a ser gratuitos desde 19 de Novembro, face ao aumento de casos de infecção registados no país.

A 21 de Dezembro, e tendo em conta a quadra festiva, o Governo decidiu aumentar de quatro para seis o número de testes que cada pessoa podia fazer mensalmente, mas a comparticipação voltou, a partir deste sábado, a ser limitada a quatro testes por utente.

Sugerir correcção
Comentar