Alto Minho perde Francisco Sampaio, divulgador maior das suas tradições

Antigo presidente da Região de Turismo do Alto Minho era um embaixador das tradições, gastronomia e folclore da região. Morreu esta sexta-feira, aos 84 anos.

Foto
Francisco Sampaio era um comunicador cativante e profundo conhecedor da história e tradições da região

O antigo presidente da Região de Turismo do Alto Minho (RTAM) Francisco Sampaio morreu esta sexta-feira, aos 84 anos, disse à agência Lusa o presidente da Câmara de Viana do Castelo. Luís Nobre afirmou que a morte de Francisco Sampaio constitui uma “perda para o concelho, para o Alto Minho e para o país”.

“Foi um promotor do concelho, da região, das tradições, da gastronomia. Não poupava esforços para promover a nossa identidade. Acabou por ser um visionário relativamente às relações com a Galiza. Foi um dos primeiros a despertar para a necessidade da mais-valia de promoção do nosso território na Galiza”, sustentou o autarca socialista.

Luís Nobre acrescentou que, “em Viana do Castelo, será sempre lembrado como o grande organizador do cortejo histórico etnográfico da Romaria d"Agonia e pela apresentação ímpar da Festa do Traje”. “Ficará sempre na nossa memória pelo conhecimento e pela capacidade que tinha em comunicar. Era um comunicador nato. É uma grande perda”, lamentou.

Cidadão de Honra de Viana do Castelo desde 2004, Francisco Sampaio participou no processo de constituição da RTAM, organismo a que presidiu entre 1980 e 2009. Foi um forte impulsionador da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, defendendo a instalação da sede no Castelo Santiago da Barra, onde ainda se mantém.

Francisco José Torres Sampaio nasceu em Barcelos, em 7 de Junho de 1937. Exerceu funções docentes no ensino secundário, no Instituto Superior de Turismo e Empresas, foi membro da Comissão Instaladora da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, onde foi professor e coordenador do curso superior de Turismo, e ainda presidente do conselho pedagógico. Entre 1973 e 1979 presidiu à Junta de Turismo de Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, onde residia.

Durante 40 anos organizou o cortejo histórico etnográfico das Festas de Nossa Senhora d"Agonia, tendo sido ainda fundador da Confraria dos Gastrónomos do Minho. É autor de dezenas de títulos sobre temas de carácter histórico, arqueológico, turístico, etnográfico e gastronómico, e foi também colaborador de várias publicações do Alto Minho. Francisco Sampaio é apontado ainda como um dos maiores conhecedores das tradições da Romaria d"Agonia, tendo até redigido a Declaração de Interesse para o Turismo da Romaria d"Agonia, entretanto aprovada.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários