O que aprendemos sobre a covid-19 nos últimos dois anos

Desde o primeiro anúncio da descoberta de um novo vírus na China até ao presente, quando já morreram pelo menos 5,3 milhões de pessoas e o mundo foi virado do avesso por causa do coronavírus SARS-CoV-2, a ciência teve de correr para o compreender.

Foto
A variante Delta, que se tornou dominante no mundo em meados de 2021, é duas vezes mais transmissível que a original Manuel Roberto/PÚBLICO/Arquivo

Foi a 31 de Dezembro de 2019 que a Comissão Municipal de Saúde de Wuhan, na China, reportou a existência de um núcleo de casos de pneumonia na cidade, que parecia causado por um novo coronavírus. Há dois anos, começou o nosso baile macabro com a pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2, que já fez pelo menos 5,3 milhões de mortes em todo o mundo, segundo os números avançados esta semana pelo director-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários