Está infectado com covid-19? Teve contacto com um caso positivo? Quantos dias deve estar em isolamento? Saiba o que fazer

Numa altura em que se multiplicam os casos de covid-19 e os contactos próximos de casos positivos, o PÚBLICO elaborou um guia para explicar o que fazer em cada situação, desde a suspeita de infecção até ao número de dias de isolamento.

Foto
Testagem à covid-19 em Lisboa Reuters/PEDRO NUNES

O número diário de casos de covid-19 em Portugal continua a bater novos máximos, ultrapassando esta quarta-feira a barreira das 28 mil infecções. É expectável que esta tendência se continue a verificar nas próximas semanas e Portugal poderá chegar às 37 mil infecções diárias na primeira semana de Janeiro. Com este aumento, multiplicam-se também os contactos de risco das pessoas que têm infecções confirmadas. O que deve fazer se esteve com alguém que teve resultado positivo num teste à covid-19? Como pode confirmar se está infectado? E quantos dias deve ficar em isolamento? O PÚBLICO reuniu as respostas a estas e outras perguntas com base nas informações da Direcção-Geral da Saúde.

Como sei se sou um caso suspeito de covid-19?

São consideradas suspeitas de infecção as pessoas que apresentem, independentemente de estarem ou não vacinadas contra a covid-19, um quadro de infecção respiratória aguda com pelo menos um dos seguintes sintomas:

— tosse (agravamento do padrão habitual);
— febre (temperatura acima ou igual a 38ºC) sem outra causa atribuível;
— dificuldade respiratória, sem outra causa atribuível;
— perda total ou parcial do olfacto (anosmia) de início súbito;
— ​enfraquecimento do paladar e perturbação ou diminuição do paladar de início súbito.

Todos os casos suspeitos devem realizar um teste laboratorial.

Fiz um autoteste e deu positivo. O que faço?

Se o resultado for positivo, deverá contactar o centro de contacto do Serviço Nacional de Saúde (linha SNS24) para que lhe seja prescrito um teste PCR para confirmar que está infectado. Deverá auto-isolar-se até que o teste possa ser realizado e até receber o resultado.

Não posso ficar em isolamento sem ligar à Saúde 24?

Não. Para ficar em isolamento é necessário que a autoridade de saúde competente (o médico de saúde pública, também designado por delegado de saúde) preencha o formulário de certificação de isolamento profiláctico.

Ainda não fiz o teste, mas tenho sintomas. O que faço?

Se suspeita de que está com covid-19, deve contactar o SNS 24 – 808 24 24 24 – ou, de forma complementar, as linhas telefónicas criadas especificamente para o efeito, pelas administrações regionais de saúde, como as linhas dos centros de saúde (unidades de saúde familiar) ou das unidades de cuidados de saúde personalizados (UCSP).

O que acontece depois do contacto com essas linhas?

A avaliação pelo profissional do SNS 24, pelo seu médico ou por outro profissional do centro de saúde permitirá que seja encaminhado para casa, para fazer isolamento e para ficar sob vigilância das autoridades de saúde – isto nos casos menos graves da doença. Se for considerado um caso grave pelo profissional de saúde, poderá ser encaminhado para os cuidados de saúde primários ou para um hospital, para receber tratamento.

Liguei para a linha do SNS24, mas ninguém me atendeu. O que faço?

Deve continuar a tentar ligar ao longo do dia, uma vez que esta linha tem estado sob grande pressão na última semana. Enquanto não conseguir entrar em contacto com o SNS24, e se acha que está infectado ou se é um contacto próximo de um caso confirmado, deve permanecer em auto-isolamento.

Devo ir às urgências?

Depende. Se tem sintomas leves da covid-19 ou se não consegue entrar em contacto com o SNS24, não se deve dirigir às urgências dos hospitais. Apenas os doentes com formas graves de covid-19 (com falta de ar, dificuldade em respirar, febre há vários dias) ou doentes com outras patologias graves ou em risco de vida se devem dirigir à urgência.

Antes do aparecimento de sintomas, a pessoa pode transmitir a infecção?

Sim. A pessoa pode transmitir a infecção cerca de um a dois dias antes do aparecimento dos sintomas. No entanto, a pessoa é mais infecciosa durante o período sintomático, mesmo que os sintomas sejam leves e muito inespecíficos. Estima-se que o período infeccioso dure de 7 a 12 dias em casos moderados e até duas semanas, em média, em casos mais graves.

O que é um contacto próximo ou de risco?

Um contacto próximo de um caso de covid-19 é alguém que esteve exposto a um caso confirmado, ou a material biológico de um caso confirmado, dentro do período de transmissibilidade. Os contactos de casos confirmados são classificados de acordo com o risco de infecção, associado ao nível de exposição: exposição de alto ou baixo risco. Esta classificação irá determinar o tipo de vigilância e de medidas a implementar.

Como sei se sou um contacto de alto ou baixo risco?

Serão as autoridades de saúde que fizerem os inquéritos epidemiológicos a ditar se cada pessoa é um contacto de alto ou baixo risco, mas há parâmetros definidos pela DGS que podem dar algumas pistas. São contactos de alto risco as pessoas com um nível de exposição elevado ao caso confirmado e que:

— Não tenham o esquema vacinal completo;
— Tenham o esquema vacinal completo, mas vivam com um caso confirmado em contexto de elevada proximidade (por exemplo, a partilha do mesmo quarto);
— Sejam um contacto de um caso confirmado no contexto de um surto em lares e instituições similares, instituições de acolhimento de crianças e jovens em risco, estabelecimentos prisionais, centros de acolhimento de migrantes e refugiados;
— Vivam ou trabalhem em lares e respostas similares dedicadas a pessoas idosas.

São contactos de baixo risco as pessoas que apresentem um nível de exposição de baixo risco ou que apresentem um nível de exposição de alto risco e não cumpram nenhum dos critérios dos pontos anteriores. O uso de máscara não exclui uma pessoa de ser considerada como contacto de alto risco.

O que faço depois de receber a indicação para fazer o teste?

Depois de receber a requisição do teste de covid-19 deve contactar telefonicamente o laboratório/farmácia onde pretende realizar o teste e agendá-lo. Os testes devem ser realizados o mais brevemente possível após o contacto com o caso positivo, idealmente até ao terceiro dia.

Já completei o período de isolamento. Tenho de fazer teste à covid-19 para sair de casa? E para entrar em restaurantes?

Não. Dada a alta probabilidade de obter um “falso positivo”, os testes não devem ser realizados em pessoas que tiveram covid-19 nos últimos 180 dias, excepto quando apresentem sintomas sugestivos e simultaneamente sejam contacto de risco de um caso confirmado nos últimos 14 dias, não exista diagnóstico alternativo para o estado clínico ou em situações de imunodepressão.

Também não precisará de apresentar um teste negativo para aceder a espaços em que tal seja obrigatório, como restaurantes e cinemas (pode consultar a lista completa aqui). Basta que apresente o certificado de recuperação (que pode obter aqui).

Tive contacto com alguém com covid-19. Quando devo fazer um teste PCR ou antigénio?

Os contactos de alto risco de um caso confirmado devem realizar o teste molecular (PCR) até ao quinto dia após a exposição, e ao décimo dia após a exposição (se assintomáticos e com o primeiro teste negativo). Se o teste molecular não estiver disponível, ou não permitir a obtenção do resultado em menos de 24 horas, deve ser utilizado um teste rápido de antigénio.

Os contactos de baixo risco devem realizar o teste PCR até ao quinto dia após a exposição. Se o teste molecular não estiver disponível, ou não permitir a obtenção do resultado em menos de 24 horas, deve ser utilizado um teste rápido de antigénio.

Quando devo fazer um autoteste?

A testagem regular é altamente recomendada (nomeadamente com autotestes ou testagem na farmácia), sobretudo antes de eventos de natureza familiar ou social de grande interacção. Se verifica sintomas sugestivos de infecção ou se tiver existido um contacto com um infectado, os autotestes com resultado negativo devem ser repetidos e deve-se, nesta fase, assumir que é covid-19 e fazer restrição de contactos. Os autotestes podem ser comprados nas farmácias e parafarmácias, supermercados e hipermercados e locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica.

Estou à espera do resultado do teste há vários dias. O que devo fazer?

Quem aguarda pelo resultado do teste não deve sair do isolamento, nem aliviar as medidas de protecção. De uma forma geral, o resultado deve ser disponibilizado nas 24 horas seguintes à realização do teste. Se nesse espaço de tempo não receber o resultado, deverá contactar o laboratório.

Como devo justificar as faltas à entidade patronal?

Se está em quarentena ou isolamento a autoridade de saúde da área de residência ou o clínico que o acompanha passará uma declaração atestando a necessidade deste afastamento social. Esta declaração deve ser depois entregue à entidade patronal, que por sua vez a envia para a Segurança Social.

Se tiver covid-19, o médico irá emitir o Certificado de Incapacidade Temporária para o trabalho (internamento e prolongamento para o período que estiver no domicílio em isolamento).

No caso de isolamento de um filho menor de 12 anos ou com doença incapacitante ou com doença crónica que necessite de cuidados presenciais e necessite solicitar o subsídio de assistência à família, o cuidador deverá, como habitualmente, requerer um subsídio à Segurança Social Directa (SSD) e anexar a digitalização da declaração emitida pela autoridade de saúde relativa à criança

Pode saber mais sobre esta questão neste documento ou através do número da Segurança Social: 300 502 502.

Como é emitida a declaração da situação de isolamento profiláctico? É igual a uma baixa médica?

A declaração é emitida pela autoridade de saúde local e substitui o documento justificativo da ausência ao trabalho para efeitos de justificação de faltas, bem como para eventual atribuição do subsídio por assistência a filho ou a neto.

Ao contrário do que acontece com o isolamento, se tiver covid-19 o trabalhador pode ficar com baixa médica e justifica a ausência ao trabalho através do Certificado de Incapacidade Temporária.

Se ficar em isolamento sou prejudicado no meu emprego?

Não. Segundo o despacho emitido pelo Governo, se uma pessoa ficar em isolamento preventivo (profiláctico) devido ao perigo de contágio e faltar, temporariamente, ao emprego por ordem da autoridade de saúde está salvaguardada a sua protecção social e os seus direitos.

Em que percentagem é paga a minha baixa por covid-19?

Os trabalhadores por conta de outrem e os trabalhadores independentes do regime geral de segurança social passam a receber o correspondente a 100% da remuneração de referência, até ao limite de 28 dias, segundo este decreto-lei.

E se estiver de baixa por covid-19 por mais de 28 dias?

Depois desse período, a legislação prevê o pagamento a 55% da remuneração de referência dos 29 aos 30 dias de impedimento para o trabalho; 60% da remuneração entre 31 dias e 90 dias; 70% da remuneração entre 91 dias e 365 dias; 75% da remuneração num período de doença superior a um ano.

O laboratório indicado para fazer o exame só tem disponibilidade para daqui a uma semana. Posso fazer noutro?

Sim. Não havendo disponibilidade imediata para efectuar o teste no laboratório que escolheu, pode contactar outro laboratório.

Já terminei o meu isolamento, mas uma das pessoas com quem vivo ainda não. Posso sair de casa?

Sim, mas deve cumprir as regras de prevenção, como a manutenção da distância, a higienização das mãos, o uso de máscara e deve estar atento a possíveis sintomas.

Por minha iniciativa, fiz o teste e deu negativo. Tenho de cumprir o isolamento?

Não.

Tenho teste positivo, mas não tenho sintomas. O que acontece agora?

Mesmo não tendo sintomas, um caso positivo é considerado doente com indicação para autocuidados. O doente deve permanecer no domicílio cumprindo todas as recomendações de isolamento e manter-se contactável para que a equipa da sua unidade de saúde faça o acompanhamento telefónico e a respectiva avaliação clínica e para que seja possível fazer a investigação do caso e o rastreio de contactos próximos.

Tenho teste positivo e ainda não fui contactado por ninguém. O que devo fazer?

Se o doente com resultado positivo não for contactado por um profissional de saúde nos primeiros três dias, após receber o resultado do teste, deve ligar para o centro de saúde para que seja seguido pela equipa clínica.

Tive contacto com um caso positivo há vários dias, mas ainda ninguém me contactou. O que devo fazer?

Deve aguardar pelo contacto das autoridades de saúde. Enquanto isso não acontece, deve fazer auto-isolamento e restrição do número de contactos próximos que tem diariamente, até que lhe seja prescrito um teste laboratorial que confirmará se está ou não infectado.

Se ainda tiver sintomas, como sei quando posso terminar o isolamento?

Para terminar o período de isolamento não há necessidade de realizar um novo teste, mas apenas poderá ter alta quando tiver critérios de melhoria clínica, como a não-utilização de antipiréticos (medicamentos que reduzem a febre) durante três dias consecutivos e a melhoria significativa dos sintomas durante três dias consecutivos. Tudo depende de se tem ou não sintomas.

Qual é o tempo mínimo para o isolamento?

A Direcção-Geral da Saúde actualizou as normas que reduzem o período de isolamento de dez para sete dias para as pessoas assintomáticas que têm um teste positivo e apresentam doença ligeira, bem como para os contactos de alto risco.​ Agora, o tempo mínimo é de:

— sete dias nas pessoas sem sintomas (assintomáticas), contado a partir da data de realização do teste que confirmou a infecção (inclusive);
— dez dias nas pessoas que desenvolvem doença ligeira ou moderada, contados a partir do dia de início dos sintomas (inclusive);
— 20 dias nas pessoas que desenvolvem doença grave;
— 20 dias nas pessoas com imunossupressão, independentemente da gravidade da evolução clínica.

Vai ser igualmente reduzido para sete dias (a partir do dia 10 de Janeiro) o período de isolamento do contacto de alto risco. Contudo, os contactos de alto risco que estiverem completamente vacinados contra a covid-19 e já tiverem levado a dose de reforço não precisam de cumprir isolamento, mesmo que coabitem com um caso positivo.

Não há declarações de isolamento automáticas?

Ainda não, pelo menos até a DGS actualizar a norma que diminuiu o período de isolamento, algo que deverá acontecer durante a próxima semana. Depois dessa actualização, vigorará o seguinte: após teste positivo, quem não tiver sintomas pode obter a declaração de isolamento profiláctico e receber alta após sete dias sem passar por um operador humano da linha SNS24. Basta preencher o inquérito enviado pela DGS.

“Quando [alguém] receber o resultado do teste, que vai ser comunicado por SMS, vai ser encaminhada para preencher um formulário electrónico”, explicou a directora-geral da Saúde, Graça Freitas, em declarações à RTP3. “O sistema reconhece-as como pessoas infectadas. Vão ter declaração de como ficaram em isolamento”, continuou Graça Freitas. “Se não tiverem sintomas, o sistema vai começar a contar sete dias até ter alta”, esclarece. Quem tiver sintomas, tem de passar por um isolamento de dez dias.

Quem não preencher o inquérito electrónico, receberá vários lembretes e será, eventualmente, contactado por um operador da linha SNS24. Os autotestes não activam este processo, é preciso fazer um teste PCR ou de antigénio em farmácia.

Depois dos primeiros sintomas, quanto tempo pode durar a doença?

Pode durar até cinco semanas, mas depende de cada doente, do seu sistema imunitário e de haver ou não doenças crónicas associadas, que alteram o nível de risco.

Artigo actualizado no dia 5 de Janeiro. Foram acrescentadas informações sobre a nova norma que reduz o período de isolamento para assintomáticos

Sugerir correcção
Ler 6 comentários