Nesta passagem de ano, o encontro é à mesa

O fim do ano aproxima-se a passos largos. Se ainda não decidiu a ementa para o último jantar de 2021, preparámos uma ementa com as melhores iguarias, das entradas às sobremesas, com ajuda da marca Continente Selecção, que oferece produtos exclusivos feitos com os melhores ingredientes e com sabores únicos, receitas que o vão surpreender e tornar os seus momentos mais especiais.

Foto

O último dia do ano é geralmente vivido com entusiasmo. E ainda que para muitos a celebração possa ser caseira, nada impede que a passagem de ano seja um momento de reunião, alegria e brindes que se prolongam durante a noite – tudo com a devida segurança que o contexto pandémico exige.

À mesa (ou quase sempre), os portugueses gostam de comer bem, durante largas horas, petiscando aqui e ali quando apetece, à medida que se beberica um bom vinho e se degustam bebidas licorosas. Até porque queremos entrar em 2022 não só com o pé direito como de estômago confortado, com boa disposição à mistura.

Para que nesta passagem de ano preparar a mesa seja uma tarefa mais simples e descomplicada, sem grandes pressas ou várias horas em filas de diferentes supermercados, vamos dar-lhe uma ajuda. A marca Continente Selecção é a maior aliada na composição da mesa de fim de ano. Das entradas às sobremesas, passando pelos petiscos, descubra as iguarias que não podem faltar à mesa na última noite do ano. E, alguns, a preços especiais até 31 de Dezembro.

Foto

É altura de celebrar: as entradas

Depois de mais um ano duro em que os convívios foram sendo adiados, é hora de recuperar os momentos com a família e os amigos e deliciar-se com as iguarias da quadra. Para receber o novo ano, não pode faltar uma mesa recheada com o melhor da gastronomia, independentemente de optar por uma ementa mais tradicional ou contemporânea.

Na hora de pôr a mesa, por onde começar? Pelas entradas, claro está. Eis a nossa sugestão: comece por servir uns estaladiços croquetes de alheira de Trás-os-Montes acompanhados, por exemplo, com um molho de iogurte caseiro; os amantes de queijo não vão resistir ao queijo de ovelha de Azeitão DOP (que vai bem com umas tostas crocantes!) nem tampouco ao delicioso pão de queijo que respeita a receita original brasileira.

Depois, componha a tábua de enchidos com uma irresistível combinação de fatias de copita, salsichão e paio vermelho de porco preto. E porque o marisco é o rei da festa de passagem de ano, não dispense a gamba rosa de Moçambique, que pode servir em espetadas [ver caixa], uns surpreendentes tacos de camarão selvagem [ver caixa] ou o camarão em massa filo.

Como a noite se espera longa e de grande convívio, capriche nas entradas e petiscos porque já se sabe há sempre um amigo que gosta de ir mergulhar as tostinhas no queijo a meio da festa e até uma segunda ronda de petiscos após o fogo-de-artifício da meia-noite.

Mesa posta: os pratos principais

Entradas servidas, a experiência gastronómica continua com o prato (ou deveremos conjugar no plural?) principal.

Seja o famoso e infalível lombo de bacalhau (e o da gama Continente Seleção já vem demolhado e ostenta o Selo Azul do MSC que indica que o pescado provem de uma pesca sustentável!) que pode acompanhar com esparregado de grelos; o suculento entrecosto de porco Duroc confeccionado no forno com batata dourada e acompanhado com salada selvagem ou a tão apreciada mariscada que já vem preparada e é só cozinhar a gosto, são diversas as propostas que encontra na gama Continente Seleção. Sobretudo, são opções fáceis, rápidas e deliciosas, para que não tenha que ocupar o 31 de Dezembro todo na cozinha – até porque, além da ementa, haverá um outfit para preparar e uma mesa para decorar, certo?

Sobremesas, o maior ‘pecado'

Como se costuma dizer, last but not least (por último, mas não em último) vêm as sobremesas. Que, na gama Continente Seleção são uma verdadeira tentação!

Foto
D.R.

Tanto as variações de gelados exclusivos da gama Continente Selecção, como o gelado de Ovos Moles de Aveiro, os Profiteroles de caramelo salgado, o folhado de Requeijão, Abóbora e Noz, as Mini Bavarois ou os Mini Bombons vão fazer as delícias dos convidados. O melhor é não se demorar em indecisões, e trazer um “pijaminha” de sobremesas. Até porque repetir é sempre o melhor remédio, e nesta noite desconfiamos que as calorias não contam.

Antes de os convidados passarem para a pista de dança improvisada na sala de jantar ou mesmo para o sofá, finalize a refeição servindo um delicioso café, têm vários à escolha, mas sugerimos o Café Possente Intensidade 11 para dar energia para celebrar noite adentro.

Conheça os produtos Continente Seleção e inspire-se.

Sugerir correcção
Comentar