Morreu “Tibi”, antigo guarda-redes do FC Porto e internacional português

Formado no Leixões, foi no antigo Estádio das Antas que viveu os melhores momentos da carreira.

Foto
FC Porto/Oficial

O antigo guarda-redes internacional português António Meireles, “Tibi” no mundo do futebol, morreu nesta terça-feira, aos 70 anos, vítima de doença degenerativa. Desaparece, assim, um jogador que deixou marca no FC Porto, o clube no qual brilhou mais alto, e que representou a selecção A em duas ocasiões.

“Tibi faleceu na manhã desta terça-feira. O antigo guardião internacional português, que defendeu as redes portistas em mais de uma centena de ocasiões, sucumbiu a doença degenerativa aos 70 anos”, anunciaram os “dragões”. Também o Leixões assumiu estar “de luto” pelo falecimento do antigo guarda-redes, “vítima de doença prolongada”.

Foram seis épocas equipado de azul e branco, 130 jogos, 11.626 minutos, duas Supertaças e uma Taça de Portugal. Em números, assim pode resumir-se o essencial da passagem de “Tibi” — alcunha atribuída pelos amigos de infância — pelo FC Porto. Antes de chegar às Antas, fez a formação no Leixões, tendo a transferência para os “dragões” custado então cerca de 1350 contos — menos de sete mil euros, ao câmbio actual.

Números avultados, para a época, por um jogador que ainda cumpriu serviço militar e que viria a destacar-se especialmente na época de 1972-73, em que foi o guarda-redes menos batido (17 golos) do campeonato. Mas a partida mais memorável da carreira aconteceu em Nápoles, em 1974, num jogo da Taça UEFA. “Foi das coisas mais fabulosas que eu tive. Quando cheguei a Matosinhos, andei pelo ar... Toda a gente ficou maluca! Não deu na televisão, foi apenas pelo relato”, recordou, em entrevista ao Porto Canal, em 2016. “Fiz um jogo fabuloso”.

Para além do FC Porto, “Tibi” representou ainda Varzim e Famalicão (por empréstimo), Águeda, Mangualde, Sporting de Espinho, Maia e Vila Nova de Foz Coa. A nível de selecções, foi duas vezes internacional por Portugal, uma pela selecção B e seis pelos sub-21. Os dois jogos que protagonizou pela equipa principal aconteceram em dois encontros particulares frente a Espanha (vitória por 2-0) e Suíça (derrota por 3-0).

O funeral de “Tibi” realiza-se na quarta-feira, a partir das 15h00, na Capela Mortuária de Matosinhos.

Sugerir correcção
Comentar