Dezenas de grupos vão cantar as Janeiras em Gouveia, mas só online

Para evitar “o que poderia constituir um factor de agravamento da situação epidemiológica”, Gouveia desafiou colectividades a gravar em vídeo a tradição. A festa online faz-se a 6 de Janeiro.

Foto
Tal com em 2020, as Janeiras são online em Gouveia Município de Gouveia

A Câmara Municipal de Gouveia, no distrito da Guarda, volta a celebrar este ano o “Cantar das Janeiras” em formato digital, devido à pandemia.

O Cantar das Janeiras, que será realizado no dia 6 de Janeiro de 2022, é uma tradição popular que marca, habitualmente, “o reencontro das várias colectividades culturais do concelho de Gouveia, que se reúnem com o propósito de desejar a todos os gouveenses as boas festas”.

“Para evitar a realização presencial de um evento que reúne centenas de pessoas todos os anos - o que poderia constituir um factor de agravamento da situação epidemiológica -, o município de Gouveia irá festejar as Janeiras em formato digital, pelo segundo ano consecutivo”, refere um comunicado da autarquia.

Segundo a nota, desta forma, evitando contactos, mas não deixando de assinalar a data, a Câmara Municipal “desafiou o associativismo local a perpetuar a tradição e a cumprir a identidade e memória colectiva do povo gouveense de forma virtual e segura”.

O município de Gouveia, presidido por Luís Tadeu, lançou o desafio às dezenas de associações e de colectividades locais para que produzam um breve vídeo, com a duração máxima de três minutos, onde, “através de uma performance criativa, desejem as boas festas a todos os gouveenses”.

A noite do Cantar das Janeiras também será marcada pelo sorteio dos vouchers da campanha de Natal “O seu Presente de Natal está no Comércio Local”, onde serão conhecidos os vencedores dos 43 prémios em jogo, no valor total de 10 mil euros.

O programa “Cantar das Janeiras e Sorteio de Natal” será exibido no Dia de Reis, 6 de Janeiro, com emissão a partir das 20h30 na Gouveia TV, que contará com difusão no Facebook, Youtube e no Meo Canal VERDE 6290. Acesso também via Facebook do município.

O município sublinhou ainda que, apesar do “carácter digital deste evento, a actividade que será objecto de gravação deverá ser desenvolvida no cumprimento de todas [as] recomendações da Direcção-Geral da Saúde”.

Sugerir correcção
Comentar