Morreu o realizador Jean-Marc Vallée, autor de O Clube de Dallas e Big Little Lies

O canadiano tinha 58 anos e foi encontrado sem vida. O Clube de Dallas ganhou três Óscares e a sua realização da série da HBO com Nicole Kidman deu-lhe o Emmy.

Foto
O realizador tinha 58 anos WARREN TODA/EPA

O realizador canadiano Jean-Marc Vallée, autor de O Clube de Dallas e Big Little Lies, foi encontrado morto este fim-de-semana na sua casa nos arredores da cidade de Québec, no Canadá. Tinha 58 anos e as causas da morte não foram reveladas, embora a imprensa especializada de Los Angeles descreva a sua morte como “súbita”; a relações públicas do realizador indicou apenas ao New York Times que foi um óbito “inesperado”.

Segundo a imprensa norte-americana, a morte do realizador nascido em Montréal e cuja carreira começou na direcção de videoclips foi confirmada pelo seu produtor, Nathan Ross. Num comunicado, o produtor diz: “Jean-Marc representava a criatividade, autenticidade e o tentar fazer as coisas de forma diferente. Era um verdadeiro artista e um tipo generoso e carinhoso. Toda a gente que o conhecia via o talento e visão que possuía. Era um amigo, um parceiro criativo e um irmão mais velho para mim. A falta do maestro vai ser sentida mas conforta-me saber que o estilo belo e o trabalho impactante que partilhou com o mundo sobreviverão”.

A sua abordagem era naturalista e na última década tornou-se autor de alguns títulos de grande visibilidade no cinema e televisão, como Livre, com Reese Witherspoon (2014) ou Café de flore (2011), com Vanessa Paradis. Mas foram O Clube de Dallas (2013) e a série Big Little Lies, protagonizados por Matthew McConaughey e Jared Leto e Nicole Kidman e Witherspoon, respectivamente, que lhe deram ainda maior êxito e prémios a condizer.

O filme sobre a odisseia dos medicamentos experimentais para o VIH, baseado numa história verídica, recebeu seis nomeações e três Óscares, entre os quais os dos actores que o protagonizaram; a série da HBO sobre uma comunidade abastada e as mulheres que a povoam valeu-lhe um Emmy de Realização pelos ambientes vaporosos que criou e muitos elogios à HBO.

Foto
Vallée e Nicole Kidman nos Globos de Ouro em 2018 Reuters

O canal premium norte-americano, que também teve Vallée ao leme de todos os episódios da minisérie Sharp Objects, protagonizada por Amy Adams, reagiu à morte do realizador na madrugada desta segunda-feira, citado pela revista Hollywood Reporter: “Jean-Marc Vallée era um cineasta brilhante e ferozmente dedicado, um talento verdadeiramente fenomenal que embebia cada cena com uma verdade emocional profunda e visceral”, dizem.

Entre outros trabalhos do realizador estão o premiado C.R.A.Z.Y. (2005) ou a sua longa-metragem de estreia Liste Noire (1995). Dirigiu Emily Blunt no filme A Jovem Vitória (2009) e Jake Gyllenhaal e Naomi Watts em Demolição (2015).

Tinha em pré-produção um novo projecto, que segundo a revista Variety era mais uma série para a HBO, desta feita uma adaptação das memórias de Zack McDermott intitulada Gorilla and the Bird.

Sugerir correcção
Ler 3 comentários