Segunda na TV: McLane em saga, um idealista na barra e memórias Debaixo do Céu

Escolhas para ficar a ver televisão.

Foto
Roman J. Israel, Esq. passa no Cinemundo

CINEMA

Assalto ao Arranha-Céus
Fox Movies, 15h17
Estreado em 1988, apresentou Bruce Willis como John McClane e conquistou a aura improvável de filme de Natal. Trepidante da primeira à última cena, mostra Willis no papel de um polícia de Nova Iorque cuja visita a Los Angeles se torna uma audaciosa operação antiterrorista. Terá de fintar e derrotar um gangue que sequestra um luxuoso arranha-céus no dia da sua inauguração. Realizado por John McTiernan, foi nomeado para quatro Óscares técnicos e inaugurou uma saga de cinco filmes no total, para ver hoje em maratona.

Plano de Fuga
AXN, 22h
Acção com Mikael Håfström atrás das câmaras e, à frente delas, Sylvester Stallone, Arnold Schwarzenegger, Jim Caviezel, 50 Cent, Vincent D’Onofrio e Amy Ryan. Gravita sobre Ray Breslim, especialista em segurança cujo trabalho é escapar de prisões para avaliar a sua vulnerabilidade. Um dia, é-lhe proposto que teste umas instalações-protótipo criadas para encarcerar os mais perigosos criminosos do mundo. Assim que é enviado para o local, percebe que caiu numa armadilha.

Hotel Império
RTP1, 23h05
Maria, de origem portuguesa, viveu toda a vida no Hotel Império, um lugar outrora famoso, numa zona nobre de Macau. Apesar das dificuldades, tenta não ceder às pressões dos especuladores imobiliários para vender o edifício. Mas, quando o filho da co-proprietária do hotel regressa depois de 20 anos fora, a situação complica-se. Realizado por Ivo M. Ferreira, segundo um argumento seu e de Edgar Medina, o filme é interpretado por Margarida Vila-Nova, Rhydian Vaughan, Kwok-Leung Gan, Cândido Ferreira e Tiago Aldeia, entre outros.

Roman J. Israel, Esq.
Cinemundo, 23h20
Numa interpretação nomeada para um Óscar em 2018, Denzel Washington dá vida a um advogado de defesa que, por detrás da inaptidão social, é um homem brilhante e de convicções fortes. Mas uma grande reviravolta na sua vida está prestes a levar o seu idealismo a ser testado ao limite. Escrito e dirigido por Dan Gilroy, o filme conta também com Colin Farrell e Carmen Ejogo no elenco.

SÉRIE

Sankt Maik
RTP2, 22h01
Entra na segunda temporada a comédia alemã em que Daniel Donskoy interpreta um vigarista que se faz passar por vigário. Os dez novos episódios (para ver de segunda a sexta) começam com o “padre” a acordar de um coma – e sem qualquer memória dos últimos tempos à frente da paróquia.

DOCUMENTÁRIOS

O Reino Unido de Joanna Lumley
RTP2, 20h43
Primeiro episódio da série documental em que a Grã-Bretanha se apresenta pelo olhar de Joanna Lumley (conhecida, sobretudo, pela série de culto Absolutamente Fabulosas, que deu origem a um filme, em 2016). Ao longo de três episódios, a actriz, apresentadora e activista envereda por uma jornada com um cunho pessoal e um interesse por “tesouros” menos conhecidos, das Hébridas à Cornualha.

Debaixo do Céu
RTP2, 1h08
Onde estão hoje os refugiados que passaram por Portugal fugidos do nazismo? Quais são as suas memórias? Como chegaram a este porto de abrigo? Como viam os portugueses que os acolheram? E como partilham hoje esse legado? Eis as perguntas a que Debaixo do Céu procura responder, trazendo para o presente os dramas e aventuras dos refugiados judeus da II Grande Guerra. Realizado pelo português de origem judaica Nicholas Oulman (autor do premiado Com Que Voz), combina testemunhos na primeira pessoa com documentos escritos, fotografias e imagens de arquivo dos anos 1940.

INFANTIL

O Vale Encantado (V. Port.)
Nos Studios, 9h35
Dos mesmos criadores d’O Principezinho, este filme de animação, realizado por Arnaud Bouron e Antoon Krings tem por base a série literária homónima criada pelo escritor e ilustrador Antoon Krings. Conta a história de um grilo de bom coração que é acusado de raptar a rainha do Vale Encantado e, para limpar o seu nome, embarca numa perigosa missão de resgate. A versão dobrada em português conta com as vozes de Xana Toc Toc, Bárbara Lourenço e João Catarré.

Sugerir correcção
Comentar