35 motoristas da Carris foram alvo de agressões físicas este ano. Empresa não apresenta queixas

Além dos 35 casos de violência física à tripulação, contam-se ainda cinco agressões a outros trabalhadores, nomeadamente da Fiscalização Comercial, e quatro agressões a passageiros. Carris diz que só apresenta queixa directamente às autoridades se os desacatos provocarem danos de material nos equipamentos.

Foto
A Carris não revela as razões das agressões nem as carreiras mais afectadas Diego Nery

A Carris, empresa de transporte público de passageiros de Lisboa, registou 35 agressões de passageiros aos tripulantes (motoristas ou guarda-freios) desde o início do ano e até ao dia 30 de Novembro, o que dá uma média superior a três casos por mês. Numa resposta escrita enviada ao PÚBLICO, a empresa esclarece que os casos referidos “envolveram acções de agressão física reais”. Apesar disso, as queixas às autoridades “são apenas possíveis [de fazer] pelos próprios tripulantes, não podendo a Carris fazê-lo por eles”.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 11 comentários