Moderna põe travão na disputa de patente da vacina da covid-19 com o Governo dos EUA

Cientistas financiados com fundos públicos colaboraram no desenvolvimento da vacina, mas a empresa pôs em causa que fossem co-inventores. Mas esta pausa é um reconhecimento de que a Moderna está sob uma enorme pressão para fazer transferência de tecnologia, dizem analistas.

Foto
A Casa Branca pressiona a Moderna a partilhar a tecnologia e os segredos de fabrico da sua vacina com países em desenvolvimento Mike Segar/Reuters

A Moderna interrompeu a disputa em tribunal com o Governo dos Estados Unidos pela sua vacina contra a covid-19, dizendo estar “grata” aos cientistas financiados pelos Institutos Nacionais de Saúde (NIH, na sigla em inglês) dos EUA que colaboraram com a empresa e querer “evitar distracções” na luta contra a variante Ómicron.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários