Marcelo volta a Moçambique a meio da campanha eleitoral em Portugal

Entre 20 e 23 de Janeiro, o Presidente da República faz a sua terceira visita oficial ao país que considera a sua segunda pátria.

Foto
A proximidade entre Marcelo Rebelo de Sousa e Filipe Nyusi é visível desde 2016 LUSA/ANTONIO PEDRO SANTOS

O Presidente da República prepara uma visita oficial a Moçambique entre 20 e 23 do próximo mês, numa altura em que Portugal estará a meio da campanha eleitoral para as eleições legislativas antecipadas de 30 de Janeiro.

O pedido de autorização para a deslocação deu entrada nesta quarta-feira na Assembleia da República e deverá ser aprovado na próxima reunião da Comissão Permanente, marcada para 6 de Janeiro.

Esta será a terceira vez, desde que foi eleito Presidente da República, que Marcelo Rebelo de Sousa faz uma visita oficial àquele país, que considera a sua segunda pátria. Foi a Moçambique que fez a sua primeira visita de Estado e ali voltou em Janeiro de 2020 para a tomada de posse de Filipe Nyusi para o segundo mandato como Presidente moçambicano, tendo sido o único chefe de Estado da União Europeia presente na cerimónia.

A proximidade entre os dois chefes de Estado ficou à vista logo em 2016, quando Marcelo Rebelo de Sousa também escolheu a dedo os seus convidados para a sua tomada de posse e, de forma simbólica, convidou o Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, o Rei da Espanha, Filipe VI, e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários