TAP, uma vitória para o médio prazo

Pedro Nuno Santos arriscou e merece reconhecimento pelo sucesso que obteve. Mas a sua conquista equivale apenas a um pouco mais de oxigénio para um doente nos cuidados intensivos.

A aprovação do plano de reestruturação da TAP pela Comissão Europeia deixa poucas margens para dúvidas: o ministro Pedro Nuno Santos conseguiu preservar o essencial das intenções do Governo, evitou uma reestruturação capaz de transformar a companhia numa “tapezinha” e pôde ontem reclamar “um grande sucesso negocial”. A autorização de Bruxelas aos planos do Governo fez-se à custa da leve redução de 5% dos slots da companhia no aeroporto de Lisboa ou da alienação, “se houver propostas adequadas”, da sucata em que se transformou a empresa de manutenção no Brasil, mas ainda assim o ministro garantiu o essencial: uma frota com meios para cumprir a missão estratégica que o Governo lhe atribui com notório enlevo patriótico.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 31 comentários