Bicicletas, a transição silenciosa

O uso da bicicleta como meio de transporte está a crescer em Portugal, à boleia da pandemia e não só. A crise climática e a necessidade de melhorar o ambiente urbano ainda dominado pelo carro assim o ditam também. O PÚBLICO escolheu 12 temas que marcaram o ano. Este foi um deles.

Foto
Há um boom da procura de bicicletas a nível global rui gaudêncio

O ano de 2021 acaba com mais portugueses a utilizar bicicleta como meio de transporte. A transição é lenta e, sem o ruído dos motores de combustão, passa silenciosa pelas ruas. É mais evidente nos poucos locais do país, com Lisboa à cabeça, onde vem sendo construída infra-estrutura dedicada e há tecnologias de contagem instaladas, e aí sim gera ruído e polémica quanto baste, por implicar uma realocação do espaço público ainda dominado pelo automóvel. A ponto de ter marcado a campanha eleitoral autárquica.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários