Incêndio no Hospital de São João faz um morto e quatro feridos graves

Chamas atingiram o serviço de pneumologia do maior hospital do Porto. Cinco profissionais também foram afectados e estão a receber apoio no serviço de urgência.

Foto
LUSA/RUI MANUEL FARINHA / LUSA

Uma pessoa morreu e quatro ficaram gravemente feridas na sequência de um incêndio que deflagrou pelas 17h40 deste domingo no piso 9 do Hospital de São João, no Porto, de acordo com um comunicado de imprensa emitido este domingo por aquela instituição hospitalar. O incêndio, identificado como de “elevada complexidade”, foi extinto perto das 19 horas e está em fase de rescaldo.

“As causas do incêndio estão a ser apuradas e será aberto um processo de averiguações interno”, informou o Centro Hospitalar Universitário de São João num comunicado enviado às redacções, acrescentando que “o plano de incêndio do hospital e o plano de emergência interno foram prontamente activados, possibilitando a deslocação dos doentes e dos profissionais, bem como o combate ao incêndio pelas equipas internas e pelas corporações de bombeiros”.

As chamas atingiram o serviço de Pneumologia daquele centro hospitalar, que deu ainda conta, no mesmo comunicado, de cinco profissionais que também foram afectados e tiveram, por isso, de receber apoio no serviço de urgência.

No local estiveram 21 operacionais com sete viaturas, entre elementos do Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto, dos Bombeiros Portuenses, do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e da Polícia de Segurança Pública (PSP). Perto das 19h50, o portal da Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil indicava que a ocorrência estava em fase de conclusão.

“O hospital encontra-se a prestar informação e apoio psicológico às famílias das vítimas e aos profissionais”, refere o São João, apresentando ao mesmo tempo “os mais sentidos pêsames à família da vítima mortal”.

Marcelo Rebelo de Sousa contactou este domingo à noite o presidente do conselho de administração do Hospital de São João, para expressar solidariedade com todas as pessoas envolvidas no acidente. “O Presidente da República falou esta noite” com Fernando Araújo “para se inteirar do incêndio desta tarde, que causou quatro vítimas, uma das quais entretanto falecida, e exprimir solidariedade com todos os afectados e respectivas famílias, mas também com os profissionais daquela unidade de saúde”, refere um comunicado publicado na página oficial da Presidência.

Sugerir correcção
Ler 9 comentários