Hotéis e restaurantes defendem que salários não explicam falta de trabalhadores

A pandemia veio acentuar um problema de falta de trabalhadores em áreas como hotelaria e restauração. Para a AHP e para a AHRESP, o problema não está nos salários. Uma das soluções passa pela imigração e em Janeiro entra em vigor o acordo para a mobilidade nos CPLP.

cabo-verde,brasil,cplp,india,filipinas,marrocos,
Fotogaleria
"Ao contrário da ideia que frequentemente se quer passar, a questão não passa só pela melhoria dos salários", diz a secretária-geral da AHRESP, Ana Jacinto Rui Gaudencio
cabo-verde,brasil,cplp,india,filipinas,marrocos,
Fotogaleria
"Ao contrário da ideia que frequentemente se quer passar, a questão não passa só pela melhoria dos salários", diz a secretária-geral da AHRESP, Ana Jacinto Nelson Garrido

Há falta de trabalhadores no sector do turismo, dizem duas grandes associações do sector, e o problema tem de ser resolvido através de medidas como o recurso a imigrantes, que pode ser impulsionado com o recente acordo de mobilidade da CPLP, e acções de curta formação e reconversão. Até porque, defendem, o problema não se centra nos níveis salariais.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 28 comentários