Na Tapada das Mercês, nasceu uma rádio para passar a informação que não chega aos ouvidos da comunidade migrante

A Associação Islâmica da Tapada das Mercês já era um centro de apoio para imigrantes para tratar de documentação, um centro de apoio ao estudo e banco alimentar. Agora, é também um estúdio de rádio. A Sintoniza-t está no ar (via online) e quer difundir informações relevantes para aquela comunidade, tantas vezes tão difícil de aceder.

Foto
Associação presta diversos apoios numa comunidade com pelo menos 27 nacionalidades Rui Gaudencio/Arquivo

Na Tapada das Mercês, em Sintra, vivem milhares de pessoas de pelo menos 27 nacionalidades. E por isso, como diz o presidente da Associação da Comunidade Islâmica da Tapada das Mercês, Mamadou Bah, nem sempre a informação útil passa para a população como deveria, a julgar pelos pedidos de ajuda que vai recebendo na associação. “A informação não está a chegar ao ouvido deles”, diz. Primeiro por ser muito “burocrática”, depois pela razão mais óbvia de todas: é muitas vezes transmitida apenas em português, uma barreira para quem acaba de chegar ao país e não sabe a língua.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar