Presença humana nas ilhas Faroé pode ter origem antes dos vikings

A tese pertence a uma equipa de cientistas apaixonados pela história climática e humana das ilhas do Atlântico Norte, que, após escavação de sedimentos de um lago de uma das 18 ilhas do arquipélago, Eysturoy, conseguiram desenterrar pequenos fragmentos de ADN de ovelha, onde encontraram um conjunto de biomarcadores nas suas fezes.

Foto
Lago na ilha de Eysturoy, nas Faroé Raymond Bradley/UMass Amherst

A presença humana nas ilhas Faroé pode ter origem antes da chegada dos vikings, cerca de 350 anos antes do actualmente estimado, e ter raízes celtas, indica um estudo publicado esta quinta-feira na revista científica Communications Earth & Environment.

A tese pertence a uma equipa de investigadores apaixonados pela história climática e humana das ilhas do Atlântico Norte, que, após escavação de sedimentos de um lago de uma das 18 ilhas do arquipélago, Eysturoy, conseguiram desenterrar pequenos fragmentos de ADN de ovelha, onde encontraram um conjunto de biomarcadores nas suas fezes. Graças ao sequenciamento rápido dos biomarcadores, presos nesses “arquivos” terrestres durante séculos, os investigadores conseguiram situar a sua origem entre o final do século V e o início do século VI d.C.

Segundo o estudo, os vestígios de matéria fecal, moléculas específicas produzidas pelo aparelho digestivo dos mamíferos, constituem um indicador “inequívoco” da presença humana e animal, ao contrário do pólen ou do carvão, por exemplo, que são menos robustos e podem, portanto, ser modificados por erosão ou variações climáticas. A conclusão da presença humana a partir de fezes de ovelha resulta de que nessas ilhas isoladas, entre a Noruega e a Islândia, todos os mamíferos foram introduzidos pelos humanos.

“Não havia ovelhas selvagens antes dos primeiros povoamentos”, confirmou o co-autor do estudo, William D'Andrea, do Observatório da Terra Lamont-Dorethy, da Universidade de Colúmbia, no estado de Nova Iorque. A datação das fezes coincide com a evolução da vegetação no mesmo período, revelada pelo aumento da presença de ADN de gramíneas e o desaparecimento de plantas lenhosas, duas pistas que sugerem que esses primeiros colonos pastorearam gado na ilha cerca de 300 a 400 anos antes dos desembarques dos vikings.

Continua incerta a origem dos primeiros povoamentos das ilhas Faroé, arquipélago autónomo dinamarquês no meio do Atlântico Norte, mas a chegada dos vikings, provenientes do Norte da Europa, em meados do século IX d.C., continua a ser a primeira prova directa e documentada de ocupação humana. No entanto, vários indícios sugerem uma colonização anterior que terá tido origem nas ilhas britânicas, nomeadamente lendas que evocam a presença de monges irlandeses 100 anos antes, nomes de locais derivados da linguagem celta e gravuras celtas encontradas em túmulos.

Em 2006, análises de ADN revelaram uma “forte assimetria genética” na população daquelas ilhas, herdeira de genes escandinavos da parte dos ancestrais paternos e celtas da parte materna. Falta, no entanto, encontrar provas científicas de que os primeiros colonos que chegaram às ilhas eram, efectivamente, de origem celta, segundo William D'Andrea. Será difícil, pois “as causas das migrações humanas são diversas, entrelaçadas, ligadas a questões climáticas, políticas e de recursos, ou simplesmente ao espírito aventureiro do homem”, assumiu o investigador.

Sugerir correcção
Comentar