DGS falha prazo para abrir agendamento da vacina para pessoas a partir dos 60 anos

O auto-agendamento da vacinação de reforço para pessoas a partir dos 60 anos ainda não é possível, apesar de a Direcção-Geral da Saúde ter anunciado que ficaria disponível na quarta-feira.

Foto
Na manhã desta quinta-feira, o agendamento da vacinação de reforço ainda não era possível para pessoas com 60 anos Paulo Pimenta/ Arquivo

O auto-agendamento para o reforço da vacinação para as pessoas de 60 anos, que deveria ter arrancado na última quarta-feira, ainda não está disponível, constatou o PÚBLICO na página da Direcção-Geral da Saúde.

Na manhã desta quinta-feira, o agendamento da vacinação de reforço era apenas possível para pessoas com 65 ou mais anos, com 50 ou mais anos que tivessem sido vacinados com a Janssen e para crianças dos nove aos 11 anos, que serão vacinadas no próximo fim-de-semana.

O auto-agendamento para pessoas com 60 anos ou mais, prometido na terça-feira, ainda não avançou. Nesse mesmo dia, ficou a saber-se que a vacinação de reforço seria posteriormente alargada às pessoas com 50 anos. Um comunicado da DGS divulgado na terça-feira dava conta da actualização da norma relativa à vacinação, “recomendando a administração da dose de reforço a pessoas com 50 ou mais anos”.

O PÚBLICO contactou a DGS para saber quando é que a vacinação da faixa etária dos 60 anos vai, afinal, arrancar e o que poderá ter causado este atraso, mas até ao momento não teve respostas.

Já pelo menos 2.156.094 pessoas foram vacinadas com a dose de reforço da vacina anticovid, de acordo com os dados divulgados pela Direcção-Geral da Saúde na quarta-feira.

Contudo, e conforme escreve o PÚBLICO esta quinta-feira, um quarto da população com mais de 70 anos ainda não recebeu a dose de reforço – são cerca de 410 mil portugueses nessa faixa etária que ainda não foram vacinados. Os dados são extrapolados a partir das estimativas avançadas pelo secretário de Estado adjunto da Saúde, António Lacerda Sales, que na terça-feira adiantou que mais de 80% do grupo dos indivíduos com idade superior a 80 anos já estão vacinados, assim como 73% do grupo dos 70 aos 79 anos.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários