PSD acusa Governo PS de ter desvalorizado papel dos professores

“Se o eleitorado der essa confiança ao PSD para formar governo, vai ter de ser uma constante atender ao papel dos professores”, diz o ex-ministro da Educação e actual vice-presidente social-democrata.

Foto
David Justino considera que o papel dos professores "tem vindo a ser completamente desvalorizado" pelo actual Governo Nuno Ferreira Santos

O PSD acusou esta quinta-feira o actual executivo socialista de ter desvalorizado o papel dos professores nos últimos seis anos e prometeu que, se for governo, será mais “sensível” às preocupações desta classe.

A Federação Nacional da Educação (FNE) entregou esta quinta-feira ao PSD um documento que constitui o seu “roteiro para a legislatura”, e irá fazê-lo também a outros partidos, com uma reunião com o PS na agenda ainda hoje.

No final, o vice-presidente do PSD e antigo ministro da Educação David Justino classificou a reunião como “muito oportuna”, numa altura em que o partido está a ultimar a proposta de programa eleitoral que será apresentada à direcção.

David Justino identificou, por parte da FNE, “uma preocupação muito grande relativamente à situação dos professores”, quer quanto à sua imagem pública, quer quanto às expectativas e aspirações da classe docente.

“Nós somos sensíveis a isso, é um problema que qualquer Governo vai ter de enfrentar. Se o eleitorado der essa confiança ao PSD para formar governo, vai ter de ser uma constante atender ao papel dos professores e como é que nos últimos seis anos esse papel tem vindo a ser completamente desvalorizado por parte da actual equipa do Ministério”, afirmou.

Outro aspecto destacado pelo antigo governante da pasta, entre 2002 e 2004, foi o retomar da “capacidade de diálogo e concertação” entre o Ministério da Educação e os sindicatos do sector em matérias como a formação inicial ou a progressão de carreiras da classe docente.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários