Marcelo já saiu do hospital, de onde promulgou diploma do Governo e se reuniu com o primeiro-ministro

Depois de operado a uma hérnia inguinal bilateral, o Presidente “despachou diversos assuntos” a partir do Hospital das Forças Armadas.

Foto
O comandante supremo das Forças Armadas escolheu ser operado no hospital militartal Jose Sarmento Matos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já saiu do hospital e regressou a Belém, menos de 24 horas depois de ter sido operado “com sucesso” a uma hérnia inguinal bilateral. “O Presidente da República teve esta manhã alta do Hospital das Forças Armadas, regressando a Belém para continuar as suas actividades”, anunciou a Presidência no site, cerca das 13h30.

Ainda antes de ter alta, o chefe de Estado promulgou o decreto do Governo que define o termo “couro” e “estabelece as condições da sua utilização, enquanto denominação da composição de produtos colocados no mercado nacional” e saudou “o povo de Campo Maior”.

“Pela nona vez, a UNESCO reconheceu uma tradição cultural portuguesa, ou presente em Portugal, classificando as Festas do Povo de Campo Maior como Património Imaterial da Humanidade”, escreveu, lembrando as anteriores e acrescentando que esta distinção vem lembrar-nos, até pela diversidade de práticas e geografias, a importância global do empenhamento local”.

Ainda na quarta-feira, poucas horas depois de ser operado, o Presidente “despachou diversos assuntos, teve uma reunião telefónica com o primeiro-ministro (que está em Bruxelas) e assinou várias nomeações de embaixadores, num segundo pacote do movimento diplomático”, informa a nota publicada a propósito do regresso a Belém. “Nas próximas duas semanas, a agenda será naturalmente reduzida”, lê-se ainda.

Tal como em 2017, Marcelo Rebelo de Sousa quis dar um sinal da sua boa recuperação a partir da cama do hospital. Há quatro anos, depois de operado de urgência a uma hérnia umbilical, o chefe de Estado revelou-se muito activo a partir do hospital, de onde fez um telefonema de condolências à família de uma portuguesa assassinada em Moçambique e também promulgou diplomas do Governo.

Na quarta-feira à tarde, o Presidente da República “foi submetido, com sucesso, a cura cirúrgica de hérnia inguinal bilateral, por técnica videocirúrgica totalmente extraperitoneal”, segundo o comunicado médico, que anunciou ainda que “o acto cirúrgico decorreu sem quaisquer complicações e com total estabilidade” e se prevê que a alta “dentro de 24 horas”.

O primeiro-ministro reagiu de imediato no Twitter: “Regozijo-me com o sucesso da intervenção cirúrgica do senhor Presidente da República. Junto-me aos milhões de portugueses que desejam profundamente que tenha uma rápida e completa recuperação, desejando que retome plena actividade com a vitalidade de sempre”, escreveu António Costa.​

Actualizada às 13h5o com a informação sobre o regresso a Belém.

Sugerir correcção
Comentar