Kengo Kuma e Rita Topa sobre Gulbenkian: “O protagonista deste projecto é o jardim”

O podcast No País dos Arquitectos é um dos parceiros da Rede PÚBLICO.

podcasts-publico,gulbenkian,fundacao-calouste-gulbenkian,museus,arquitectura,lisboa,
Fotogaleria
Kengo Kuma and Associates
podcasts-publico,gulbenkian,fundacao-calouste-gulbenkian,museus,arquitectura,lisboa,
Fotogaleria
Kengo Kuma and Associates
podcasts-publico,gulbenkian,fundacao-calouste-gulbenkian,museus,arquitectura,lisboa,
Fotogaleria
Kengo Kuma and Associates
podcasts-publico,gulbenkian,fundacao-calouste-gulbenkian,museus,arquitectura,lisboa,
Fotogaleria
Kengo Kuma and Associates
p3,
Fotogaleria
Kengo Kuma and Associates
Arquitetura
Fotogaleria
Kengo Kuma and Associates
,Museu
Fotogaleria
Kengo Kuma and Associates

No 21.º episódio do podcast No País dos Arquitectos, Sara Nunes, da produtora de filmes de arquitectura Building Pictures, conversa com os arquitectos Kengo Kuma e Rita Topa. Kengo Kuma foi o arquitecto seleccionado pela Gulbenkian para projectar a ampliação dos jardins, na ala sul da fundação, assim como a renovação e ampliação da nova entrada de acesso ao antigo Centro de Arte Moderna (CAM).

Inspirado pela arquitectura tradicional japonesa, Kengo Kuma afirma que “o protagonista deste projecto é o jardim” e Rita Topa, que trabalha no atelier Kengo Kuma & Associates e é responsável da equipa do projecto de extensão dos jardins da Gulbenkian, revela o que aprendeu com o premiado arquitecto sobre a arquitectura japonesa e como as suas origens também influenciaram a utilização de determinados materiais neste projecto.

Para se compreender a intervenção, no contexto actual, é preciso recuar no tempo. No início da década de 1960, os arquitectos paisagistas Gonçalo Ribeiro Telles e António Viana Barreto iniciaram a concepção do que viria a ser um dos espaços mais emblemáticos da Fundação Calouste Gulbenkian: o jardim. Em 2019, o Museu Calouste Gulbenkian celebrou o seu 50.º aniversário e, agora, o arquitecto Kengo Kuma, juntamente com Rita Topa, quer mostrar como este espaço, pensado para o futuro, “proporciona uma experiência especial com a natureza”, algo “tão necessário neste contexto da covid-19”.

Foto

Para estabelecer uma melhor relação entre o Centro de Arte Moderna e o novo jardim, o arquitecto Kengo Kuma, criou uma cobertura inspirada no espaço engawa. Durante a nossa conversa, o arquitecto Kengo Kuma explica-nos como esse espaço aproxima as pessoas da natureza, evocando a atmosfera do lugar: “Eu procuro trazer de volta o engawa tradicional aos edifícios contemporâneos e o espaço engawa, concebido na Fundação Calouste Gulbenkian, é um excelente exemplo da futura relação entre o jardim e o edifício. (...) A nova forma de traduzir o engawa para a construção contemporânea é mostrar como isso vai além da tradição japonesa e vai além do próprio movimento modernista”, esclarece.

Este espaço, que não está nem dentro nem fora, encoraja as pessoas a comunicar com a natureza e entre si. No fundo, o espaço acumula duas funções: intensifica a relação entre o interior do edifício e o seu exterior e serve de ligação para os dois lados do jardim (o actual e o novo). A madeira também tem sido um material de eleição para Kengo Kuma e, a sua aplicação neste engawa, trouxe o equilíbrio que era necessário para o lugar. Embora durante o século XX, tenha havido uma utilização intensa do betão e do aço, Kengo Kuma realça a importância do regresso às origens com a utilização de materiais autóctones. Este projecto materializa esse pensamento e mostra como a madeira e o betão unem forças, dissipando as fronteiras outrora existentes entre a Natureza, a Arquitectura e a Arte.

Para além do uso da madeira, o espaço engawa é também construído em cerâmica. Segundo Kengo Kuma, a junção dos dois materiais simboliza um “intercâmbio entre a cultura portuguesa e a cultura japonesa”.

Já Rita Topa revela que a tradição portuguesa dos azulejos exerceu uma forte influência neste espaço e essa combinação acontece em benefício do lugar: “Foi como uma reinterpretação do material (...). Em qualquer local que estamos a trabalhar, procuramos realçar o que é a natureza do local”. Esta “experiência espacial” permite que a natureza funcione como um elemento da arquitectura e, ao respeitarem os materiais locais, os arquitectos reflectem também sobre o lugar da transparência na arquitectura.

A arquitecta Rita Topa reconhece que o processo de aprendizagem com Kengo Kuma já passou por várias fases e, segundo a sua perspectiva, uma das principais diferenças entre a arquitectura japonesa e a arquitectura portuguesa está na ideia de “trabalhar o vazio”. Como a arquitectura tem o poder de criar impacto na vida das pessoas, Rita Topa considera que duas das peças-chave em todos os projectos é “ouvir o local” e “colaborar com as pessoas que fazem parte desse local”.

A fundação conta actualmente com o museu, a orquestra e o coro, a biblioteca de arte, o instituto de investigação científica, o Centro de Arte Moderna e o jardim. Toda a fundação, incluindo os vários edifícios e jardins, foi pensada como um centro cultural onde as pessoas podem circular livremente. Durante a pandemia, a forma como cada um de nós passou a percepcionar o espaço sofreu alterações e, Kengo Kuma verifica que o betão – de que nos vimos rodeados, durante o confinamento –, “não pode ser o material do futuro”.

Existe agora uma maior necessidade de uma arquitectura sustentável, em relação com a natureza, e o arquitecto quer transmitir essa mensagem às gerações mais novas: “Quero ensinar uma noção da Natureza e do nosso relacionamento com a Terra. Aliás, nós vivemos no planeta Terra. Não vivemos na Arquitectura. Ou seja, o mais importante para nós é como manter o ambiente e como manter este planeta. A Gulbenkian pode ser um sábio exemplo, no futuro, para esta convivência entre a Terra e nós, seres humanos”.

No País dos Arquitectos é um dos podcasts da Rede PÚBLICO. Produzido pela Building Pictures, criada com a missão de aproximar as pessoas da arquitectura, é um território onde as conversas de arquitectura são uma oportunidade para conhecer os arquitectos, os projectos e as histórias por detrás da arquitectura portuguesa de referência.

Segue o podcast No País dos Arquitectos no Spotify, na Apple Podcasts ou em outras aplicações para podcast.

Conhece os podcasts da Rede PÚBLICO em publico.pt/podcasts.

Se gostas de ouvir podcasts, subscreve gratuitamente a newsletter Subscrito, com novidades e recomendações para trazer nos ouvidos.

Sugerir correcção
Comentar