Morreu Rogério Samora. Corpo vai estar em câmara ardente na Basílica da Estrela na sexta-feira

O actor estava em coma há 148 dias, depois de uma paragem cardiorrespiratória. Funeral é no sábado.

Foto
Rogério Samora tinha 63 anos LIONEL BALTEIRO (Arquivo)

Rogério Samora morreu, nesta quarta-feira, no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (Amadora-Sintra​), confirmou o PÚBLICO junto de fonte hospitalar​. O corpo do actor vai estar em câmara ardente no Centro Funerário Basílica da Estrela​, em Lisboa, na sexta-feira, até às 22h, informou a agência Servilusa. As exéquias fúnebres terão o seu início às 11h45 de sábado, seguindo o funeral, pelas 12h, para o Crematório de Cascais, em Alcabideche.

O actor tinha dado entrada naquela unidade de saúde esta semana, depois de ter sido levado para as urgências do Hospital de Torres Vedras devido a “um pico de febre persistente​”, conforme explicou ao PÚBLICO, na terça-feira, o chef Carlos Samora, primo de Rogério.

Rogério Samora, que completou 63 anos em Outubro, sofreu uma paragem cardiorrespiratória, no dia 20 de Julho, quando se encontrava nas gravações da novela Amor, Amor, transmitida pela SIC. Entretanto, a estação de Paço de Arcos emitiu um comunicado, em que “lamenta a morte do Rogério Samora”, descrevendo-o como “um homem e actor notável, com um talento ímpar na arte de representar”. “Vivemos momentos felizes e inesquecíveis, que ficarão para sempre na memória de todos.”

Também a TVI, onde o actor integrou vários projectos, como a série Equador, referiu em comunicado ter recebido a notícia da morte de Rogério Samora​ com grande pesar, sublinhando que o artista foi sempre muito acarinhado pelos colegas. A sua falta será para sempre sentida.

Em Julho, Rogério Samora foi admitido no hospital Amadora-Sintra, tendo ficado internado mais de dois meses. No fim de Setembro, foi transferido para uma unidade da rede de cuidados continuados.

A mudança deu-se após se terem “esgotado os recursos médicos e hospitalares”, como explicaram os profissionais do Amadora-Sintra na altura​. O estado do actor era “estável” desde praticamente o primeiro dia, o que não representava necessariamente uma notícia positiva, já que, ao longo do tempo, apesar de não ter sido diagnosticada morte cerebral, não foi observado qualquer sinal de melhoria.

Nesta semana, o seu estado mantinha-se “estável”, declarou o primo. De acordo com o gabinete de comunicação do hospital Amadora-Sintra, o internamento foi feito “em enfermaria”, com “prognóstico reservado”.

Sugerir correcção
Ler 5 comentários