A imaginação do futuro (I)

O ceticismo com que os jovens olham para o futuro em Portugal é o mesmo com que imaginam ter filhos num país em que tê-los multiplica o risco de pobreza.

Numa eleição democrática, as escolhas dos cidadãos dependem quer da avaliação que fazemos da realidade social, quer da imaginação que temos do futuro. Muito mais do que publicidade vazia com que os partidos dominantes nos vendem os seus líderes, e coisas tão abstratas como a liderança e a competência, numa eleição conta a imaginação do futuro, o otimismo ou o pessimismo com que a construímos, a ansiedade e o medo ou, pelo contrário, a confiança e a determinação com que vivemos e construímos as nossas vidas. É o que discutirei no meu texto de hoje e naquele que (excecionalmente) publicarei daqui a uma semana.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 1 comentários