Sismo de magnitude de 7,4 sentido na Indonésia. Alerta de tsunami já foi levantado

Autoridades dizem que apenas uma pessoa ficou ferida de forma ligeira. Foram registados pequenos danos em edifícios e casas. Alerta de tsunami foi levantado cerca de duas horas depois do sismo, que ocorreu às 3h20 (hora de Lisboa).

Foto
Reuters/ALLDO VAN ROBB

Um poderoso sismo de magnitude 7,4 atingiu esta terça-feira a ilha das Flores, no leste da Indonésia esta terça-feira. O terramoto fez disparar um alerta de tsunami, que foi entretanto levantado, e levou os moradores da ilha a fugir das suas causas, mas acabou por causar apenas um ferido e pequeno danos, disseram as autoridades.

De acordo com o Instituto geológico dos Estados Unidos (USGS), o sismo ocorreu a uma profundidade de 12 quilómetros às 03h20 (hora de Lisboa), enquanto o epicentro foi registado a 112 quilómetros a norte da cidade de Larantuka, na parte oriental da ilha das Flores.

USGS
Fotogaleria
USGS

“Toda a gente correu para a rua”, disse Agustinus Florianus, morador da cidade de Maumere, em Flores, à Reuters. A cidade de Maumere foi fustigada por um terremoto de magnitude semelhante em 1992.

Cerca de duas horas depois do sismo, o Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico no Hawaii e a agência indonésia levantaram o alerta de tsunami.

As autoridades indonésias não registaram, até agora, quaisquer vítimas causadas pelo sismo. Quanto aos danos, uma escola e várias casas ficaram danificados na ilha Selayar, no sul de Sulawesi.

O porta-voz da agência de mitigação de desastres indonésia Abdul Muhari disse que os residentes sentiram fortemente o sismo e imagens transmitidas pela televisão mostraram pessoas a fugir de edifícios a abanar.

O terremoto não causou nenhum aumento significativo do nível do mar.

A Indonésia, um vasto arquipélago com 270 milhões de habitantes, é frequentemente atingida por sismos, erupções vulcânicas e tsunamis por estar assente no chamado “Anel de Fogo” do Pacífico, uma zona de grande actividade sísmica e vulcânica.

Em Janeiro, um sismo de magnitude de 6,2 na província de Sulawesi ocidental causou pelo menos 105 mortos e perto de 6500 feridos.

Uma das maiores actividades sísmicas aconteceu em 2004, quando um terremoto de magnitude 9,1 atingiu a ilha de Sumatra, no norte do país, e causou ondas um tsunami que matou mais de 230 mil pessoas na Indonésia, Sri Lanka, Índia, Tailândia e outros nove países.

Sugerir correcção
Comentar