“Quero ser vegan, mas adoro carne.” Twitteiros ajudam Cardi B na senda por uma “melhor saúde do intestino”

Poderia ser uma decisão a pensar no ambiente ou no bem-estar animal, mas a rapper esclareceu que a vontade de encontrar substitutos para os alimentos de origem animal está relacionada com a saúde do seu sistema digestivo.

Foto
Há quem veja no desabafo de Cardi B, que acabou de lançar uma gama de chantilly em lata que não usa produtos de origem animal, um interesse mercantilista Reuters/ANDREW KELLY

“Tive um vírus no estômago não há muito tempo e sinto que o meu sistema digestivo não tem sido o mesmo”, escreveu Cardi B em resposta a um comentário (“Estás disposta a deixar o marisco cozido que adoras? Com todo aquele limão??? Rapariga...”) à publicação original. “Tenho estado a beber probióticos e não vejo muita diferença.”

A publicação explica as razões que levaram Cardi B a lançar o apelo no Twitter: “Quero ser vegan, mas adoro carne... os substitutos vegans para carne são semelhantes ao sabor da carne ou não?”, perguntou a rapper aos seus mais de 20 milhões de seguidores e as respostas não tardaram, havendo para todos os gostos: desde fãs que a aconselham a esquecer a ideia até outros que lhe garantem haver “tantas alternativas”, não esquecendo os departamentos de marketing de marcas de alimentos vegan que não perderam a oportunidade para se oferecerem a enviar à artista amostras grátis.

No entanto, há também quem revele cautela sobre o assunto: “Por favor, fale com o seu médico, um especialista em gastroenterologia ou um nutricionista certificado, para, pelo menos, rever as sugestões. O Twitter não tem o seu historial médico completo.” Mas, segundo o site VegNews, há evidências de que uma dieta sem carne pode efectivamente ser benéfica para a saúde digestiva da rapper, citando um estudo publicado na revista Foods, a 30 de Agosto.

A investigação intitulada Impacto das alternativas vegetais à carne na Microbiota intestinal dos Consumidores: Um estudo do mundo real, que reuniu as londrinas Escola de Ciências Aplicadas e Escola de Saúde e Educação aos moscovitas Instituto de Biologia Genética da Academia de Ciências Russa e Departamento de Investigação e Desenvolvimento do Centro de Inovação Skolkovo, observou que quem substituiu o consumo de carne por alternativas vegetais viu os seus níveis de um grupo de bactérias (que produzem butirato, um ácido gordo que promove uma boa saúde digestiva e diminui a inflamação) melhorarem. Isto levou o grupo a concluir que a substituição, mesmo ocasional, de carnes de animais por produtos vegetais pode promover alterações positivas no microbioma dos consumidores.

Ainda assim, há quem veja no desabafo de Cardi B um interesse mercantilista. É que a rapper acabou de lançar uma gama de chantilly em lata que não usa produtos de origem animal e que chega com sabores (chocolate, caramelo e moca) e um “cheirinho” de vodka. E puxar pelo tema vegan certamente a irá colocar em boas graças com potenciais clientes.

Sugerir correcção
Comentar