Alemanha dá luz verde à condução mãos-livres da Mercedes-Benz

Sistema de condução semiautónoma de nível 3 poderá, para já, ser utilizado a velocidades inferiores a 60 km/h.

Foto
O Drive Pilot passará a ser proposto na Alemanha com o Classe S DR

O regulador alemão de segurança rodoviária na Alemanha, equivalente à portuguesa ANSR, autorizou o sistema de condução semiautónoma da Mercedes-Benz, Drive Pilot de nível 3, em que o veículo pode assumir, sem intervenção humana, a condução. Ou seja, tem a capacidade de decidir e operar variadas funções, como mudar de faixa, acelerar ou travar, podendo o condutor ser chamado a intervir a qualquer momento. No entanto, para já, a KBA apenas aprovou o sistema para velocidades de condução de até 60 km/h, não decidindo sobre a sua utilização em velocidades de até 130 km/h nem desbloqueando a função de assistente de mudança de faixa numa ultrapassagem.

Ainda assim, o sistema, que assenta na tecnologia Lidar, permite ao condutor concentrar-se noutras actividades enquanto o automóvel está em tráfego intenso ou em auto-estradas congestionadas. Quem segue ao volante pode assumir os comandos a qualquer momento, bastando para tal tocar no volante ou pressionar ligeiramente um dos pedais. Também o carro pode requisitar a acção do condutor — caso nada aconteça, o sistema continuará a funcionar até encontrar um momento em que possa encostar e parar o automóvel em segurança.

A autoridade alemã KBA explicou que aprovou o sistema com base nos requisitos técnicos estabelecidos nos regulamentos das Nações Unidas. “A KBA está a estabelecer normas nacionais, europeias e internacionais de segurança rodoviária na estrada para a condução autónoma”, observou o presidente da autoridade, Richard Damm, num comunicado citado pela Reuters.

Foto
DR\Daimler

Para além do regulamento da ONU sobre os requisitos técnicos, os países também têm de aprovar legislação que clarifique onde e como tais sistemas podem ser utilizados, bem como questões de responsabilidade. No entanto, a Mercedes-Benz acredita que se abriu uma janela para levar mais longe o seu conceito de condução autónoma. “Com este marco, estamos mais uma vez a provar o nosso trabalho pioneiro na condução autónoma e também a iniciar uma mudança radical de paradigma”, avaliou Markus Schaefer, director de tecnologia da Daimler.

A aprovação da KBA significa que a Mercedes-Benz poderá propor o Classe S com Drive Pilot a clientes na Alemanha, na primeira metade de 2022.

Os sistemas de nível 3 de condução autónoma são permitidos na Alemanha desde 2017. Segundo a Mercedes-Benz, existem mais de 13.100 quilómetros de auto-estrada adequados para o sistema Drive Pilot no país.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários