Antiviral da Pfizer tem eficácia de 89% contra a covid-19, rival da Merck desilude

Quando houver comprimidos fáceis de tomar para tratar a covid-19 será mais fácil de lidar com a doença e será um mercado extremamente lucrativo. Duas empresas disputam a liderança.

Foto
Paxlovid, o comprimido da Pfizer, a ser fabricado em Itália Reuters/PFIZER

Os dois medicamentos antivirais contra a covid-19 que geraram grande expectativa nos últimos meses, por serem em comprimido e não injectáveis, estão a seguir percursos inversos: por um lado, a Pfizer anunciou nesta terça-feira que estudos em laboratório confirmam que o Paxlovid se mantém eficaz face à variante Ómicron, e que deverá reduzir em 89% o risco de hospitalização e morte, se for administrado até três dias após o início dos sintomas da covid-19. Por outro lado, os últimos resultados dos ensaios clínicos do molnupiravir, fabricado pela Merck, apontam para uma eficácia de 30%, bem menos que os 50% avançados em Outubro.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 17 comentários