Até 29 de abril

Agora é de Luísa Sobral a canção à espera das palavras dos alunos

Segunda edição do concurso promovido pela Associação Portuguesa de Educação Musical, com o apoio do PÚBLICO na Escola. Vencedores anunciados até ao final de maio.

educacao-media,publico-escola,
Foto

O concurso “Canção à espera de palavras” está de volta e nesta segunda edição alarga a participação a turmas do 3.º ciclo do ensino básico, que assim se juntam às dos 3.º, 4.º, 5.º e 6.º anos. Compositora convidada, Luísa Sobral criou a canção que inspirará letras igualmente inéditas e em português. “Eu adoraria, na vossa idade, poder ter feito uma coisa assim”, confessa, dirigindo-se aos estudantes, no vídeo de apresentação do concurso.

Tendo como objetivo “fomentar o envolvimento das crianças em projetos artísticos e musicais criativos e interdisciplinares”, o concurso promovido pela Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM) compreende dois momentos: a criação da letra; e o envio de uma gravação (áudio ou vídeo) da turma, a cantar a canção, com a letra que fizeram.

“Os professores das turmas que concorrem têm ao dispor no site Cantar Mais (www.cantarmais.pt) todos os recursos musicais e pedagógicos para a elaboração dos seus projetos musicais”, informa o regulamento do concurso.

A letra a concurso e o registo gravado que a acompanha deverão ser enviados até ao dia 29 de abril de 2022. Os vencedores serão conhecidos no mês seguinte.

Desta vez, as turmas participantes estão organizadas em três categorias: categoria A – turmas dos 3º e 4º anos do 1º ciclo do ensino básico; B – turmas dos 5º e 6º anos; e C – turmas do 3º ciclo. Em cada uma delas, o prémio consiste num diploma da turma, um sistema de som para a escola/turma e uma assinatura digital do PÚBLICO por um ano.

Na sua primeira edição, no ano letivo 2020/21, o “Canção à espera de palavras” apreciou 377 candidaturas. De todas as letras o júri escolheu “Dia e Noite, Cima e Baixo”, da Turma 3.º B da Escola Básica de São Bruno, em Caxias; e “Palavras em tudo”, da Turma 5.ºD da Escola Básica do Vale da Amoreira, na Moita.

O concurso conta com o apoio do PÚBLICO na Escola, um projeto de Educação para os Media do PÚBLICO.