Liga Europa: Sheriff e Lazio no caminho de Sp. Braga e FC Porto

Equipas portuguesas procuram garantir uma vaga nos oitavos-de-final da prova.

Foto
EPA/Robert Hradil / UEFA HANDOUT

Lazio para o FC Porto, Sheriff Tiraspol para o Sp. Braga. Foi este o desfecho do sorteio do play-off de acesso aos oitavos-de-final da Liga Europa, que teve lugar nesta segunda-feira, em Nyon, na Suíça. Para os “dragões”, trata-se de um reencontro do treinador, Sérgio Conceição, com uma antiga equipa. Para os minhotos, será um embate frente a um dos underdogs da edição deste ano da Liga dos Campeões.

Há um jogo que centrará as atenções nesta eliminatória, o Barcelona-Nápoles, mas para os portugueses o prato forte será servido em dose dupla. Na qualidade de um dos terceiros classificados da fase de grupos da Champions, o FC Porto jogará a primeira mão em casa, recebendo uma Lazio que esbraceja no nono lugar da Série A.

Na fase de grupos da Liga Europa, a Lazio apurou-se na segunda posição do grupo E, com nove pontos, menos três do que o vencedor, o Galatasaray. O emblema italiano, que Sérgio Conceição representou enquanto jogador de 1998 a 2000 (e mais tarde, em 2003), é actualmente orientada por Maurizio Sarri, técnico que alcançou grande sucesso no Nápoles mas que não teve o mesmo impacto na Juventus.

Numa equipa que conta com talentos como Milinkovic-Savic, Pedro Rodríguez ou Ciro Immobile, um dos jogadores que tem sido aposta do técnico nesta época é o brasileiro Felipe Anderson, que passou recentemente pelo FC Porto com muito pouco impacto no rendimento dos “dragões”.

Menos tradição do que a Lazio nas provas europeias tem, de longe, o Sheriff Tiraspol. Esta equipa moldava, porém, não será necessariamente uma presa fácil para o Sp. Braga, até porque começou por deixar excelentes indicadores na Liga dos Campeões desta temporada.

Esta época, em bom rigor, ficará para sempre na história do Sheriff. Começou por marcar presença, pela primeira vez, na fase de grupos da prova mais importante de clubes da UEFA, prosseguiu com o primeiro triunfo na Champions, sobre o Shakhtar Donetsk, e culminou com uma surpresa do tamanho do Santiago Bernabéu, onde venceu o Real Madrid por 1-2.

A primeira mão da eliminatória está agendada para 17 de Fevereiro, na Moldávia, a mesma data em que o FC Porto receberá a Lazio. Os jogos decisivos ocorrerão uma semana depois, no dia 24, com os oitavos-de-final da Liga Europa como recompensa.

Play-off

Sevilha-Dínamo Zagreb
Atalanta-Olympiacos
RB Leipzig-Real Sociedad
Barcelona-Nápoles
Zenit-Betis
Borussia Dortmund-Rangers
Sheriff-Sp. Braga
FC Porto-Lazio

Sugerir correcção
Comentar