Champions: Benfica defronta Real Madrid, Sporting enfrenta Juventus

Sorteio dos oitavos-de-final da prova com duas equipas portuguesas em competição.

Foto

O Sporting terá de superar a Juventus e o Benfica está obrigado a ultrapassar o Real Madrid para chegar aos quartos-de-final da Liga dos Campeões. Não havia muito por onde escolher no sorteio dos oitavos-de-final da prova, nesta segunda-feira, em Nyon, pelo que a tarefa das equipas portuguesas será, naturalmente, espinhosa.

Haverá uma bola nova a rolar nos relvados nesta fase a eliminar do torneio, mas esse é um fait-divers (e uma manobra de marketing) que pouco dirá aos clubes. O que importa mesmo é o calibre e a competência dos adversários. E, nesse particular, Sporting e Benfica terão uma montanha para escalar, com a primeira mão prevista para 15/16 ou 22/23 de Fevereiro e a segunda para 8/9 ou 15/16 de Março.

Se, por um lado, as equipas portuguesas evitam alguns dos rivais em melhor forma nesta altura da época, como o Bayern Munique (que bateu duas vezes o Benfica na fase de grupos), Liverpool ou Manchester City, por outro terão de medir forças com adversários que têm feito da Liga dos Campeões uma segunda casa.

No caso do Benfica, terá pela frente um Real Madrid que é recordista de títulos europeus e que, nesta temporada, tem sido uma equipa estável. Não só nas escolhas de Carlo Ancelotti, mas nos resultados que tem obtido: em 23 jogos, soma 18 vitórias, três empates e duas derrotas.

Na Liga espanhola, são líderes com um único desaire em 17 jogos, nesta Champions, os “merengues” ganharam o grupo D, com 15 pontos em 18 possíveis, deixando o segundo classificado, o Inter Milão, a cinco pontos de distância. De resto, fizeram esta caminhada apenas com três golos sofridos e com uma dinâmica interessante na frente, entre Vinícius e Benzema.

O Real Madrid foi mesmo o exemplo que Jorge Jesus utilizou, há dias, quando questionado sobre as hipóteses de o Benfica se apurar para os quartos-de-final da prova. “Não penso nisso. Se calhar o Real Madrid, vamos dizer a mesma coisa. E eu vou dizer a mesma coisa: vamos passar”, afirmou o técnico português, numa demonstração de confiança.

Juventus de duas caras

Quanto ao Sporting, terá um adversário com dimensão europeia e com um plantel de grande qualidade, mas a protagonizar uma época com demasiadas oscilações. Na Liga dos Campeões, os “bianconeri” venceram o grupo H, que incluía o campeão europeu Chelsea, com 15 pontos somados, fruto de uma única derrota (bem pesada, por sinal, em Stamford Bridge, por 4-0).

Na Série A, porém, os italianos, que contam com o experiente e bem-sucedido Massimiliano Allegri no banco, têm feito uma trajectória atribulada. Ocupam actualmente um impensável sexto lugar, a 12 pontos do líder - é o resultado de cinco derrotas e quatro empates em 17 jogos - e são apenas o 13.º melhor ataque do campeonato. Números demasiado modestos para uma equipa que conta com talentos como Dybala, Chiesa ou Morata na frente.

A Juventus, curiosamente, volta a enfrentar um rival português em 2021, depois de ter sido eliminada pelo FC Porto, em Março, também nos oitavos-de-final da Champions (no caso, a edição de 2020-21). Depois de um triunfo por 2-1 no Estádio do Dragão, uma derrota por 3-2 em Turim permitiu aos “dragões” seguirem em frente, graças à regra dos golos fora. Uma regra que, entretanto, a UEFA deixou cair.

Oitavos-de-final

Benfica-Real Madrid
Villarreal-Manchester City
Atlético Madrid-Bayern Munique
Salzburgo-Liverpool
Inter Milão-Ajax
Sporting-Juventus
Chelsea-Lille
PSG-Manchester United

Sugerir correcção
Ler 2 comentários