A Assembleia dos ajustes de contas

Sem pessoas como Francisco Assis, Cecília Meireles ou Luís Marques Guedes, entre muitos outros, o Parlamento vai ficar mais pobre, e esse sinal é preocupante para a vitalidade da democracia.

A escassos dias do prazo para a entrega das listas de deputados, impõe-se a pergunta: a próxima Assembleia da República vai ser mais culta, competente, inteligente e devotada ao interesse público do que a que agora cessa funções? As generalizações são sempre perigosas, mas olham-se as listas, vê-se quem sai e entra e fica fácil concluir que a qualidade do pessoal político continuará a degradar-se na próxima legislatura. E entre as várias razões que explicam esta involução, há pelo menos uma que atenta contra a nobreza da própria política: as escolhas de deputados tornaram-se um lamentável ajuste de contas.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 37 comentários