Michael Nesmith, da banda The Monkees, morre aos 78 anos

Com a morte de Nesmith, resta apenas um membro da banda dos anos 60, responsável por êxitos como I’m a believer

Foto
Michael Nesmith (ao centro) com a banda em 1967 DR

Michael Nesmith, vocalista, guitarrista e compositor da banda pop-rock norte-americana The Monkees, morreu no sábado aos 78 anos. Num comunicado enviado à revista espacializada em música Rolling Stone, a família do músico adiantou que a morte ocorreu “de forma pacífica e de causas naturais”, pedindo respeito pela sua privacidade e agradecendo o apoio dos fãs.

“É com profunda tristeza que assinalo a morte de Michael Nesmith. Partilhámos muitas viagens e projectos ao longo de 30 anos, que culminaram numa digressão de despedida dos The Monkees que terminou apenas há algumas semanas”, escreveu no Facebook o seu empresário, Andrew Sandoval.

A banda, que nasceu nos anos 60 para entrar numa série televisiva norte-americana intitulada The Monkees, era formada por Davy Jones, Micky Dolenz, Michael Nesmith e Peter Tork. Apesar do sucesso imediato a partir do momento em que a série se estreou na televisão americana, em 1966, sempre foram olhados pela crítica e pelo público mais exigente como uma criação da indústria, como a primeira boys band da história.

Com a morte de Nesmith, resta apenas um membro da banda dos anos 60, responsável por êxitos como I’m a believer: Micky Dolenz. David Jones morreu em 2012 e Peter Tork em 2019.

Entre 1966 e 1967, gravariam quatro álbuns e tornar-se-iam um fenómeno mundial. O imenso sucesso permitiu-lhes começar a exigir mais independência perante produtores e editora. Pisces & Aquarius, Capricorn & Jones, Ltd, o álbum com que encerraram 1967, incluía já algumas canções de Nesmith e os membros da banda começavam finalmente a tocar guitarra, baixo e bateria em estúdio. Como escrevemos aqui quando morreu David Jones, a música dos Monkees, que tanto se aproximava da luminosidade pop dos Beatles quanto se mostrava mais próxima da urgência do garage rock, mostrou-se em perfeita sintonia com o seu tempo e revelava um talento que foi sendo reconhecido com a passagem dos anos.

Michael Nesmith, nascido em Houston (Texas) em 30 de Dezembro de 1942, compôs canções como Mary, Mary, Circle sky, Listen to the band e The girl I knew somewhere. Deixaria a banda em 1969, um ano depois de Tork, e os Monkees desfizeram-se oficialmente em 1970. Depois, Michael Nesmith conheceria algum sucesso no country-rock com o grupo First National Band.

Ontem, manifestando gratidão, o responsável pela gestão da banda disse que Michael Nesmith mostrou o melhor de si através da sua voz: “Tenho a certeza de que o brilho que ele captou vai ressoar e oferecer o amor e a luz para onde ele sempre se deslocou.”

Sugerir correcção
Comentar