Vacinação das crianças começa a 18 e 19 de Dezembro. Auto-agendamento é já na segunda-feira

Foi apresentado nesta sexta-feira o calendário para a vacinação das crianças.

Foto
Calendário de vacinação das crianças divulgado nesta sexta-feira Álex Cámara/NurPhoto via Getty Images

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou, nesta sexta-feira, a calendarização da vacinação contra a covid-19 das crianças entre os 5 e os 11 anos. Este processo arranca no fim-de-semana de 18 e 19 de Dezembro e o auto-agendamento começa já nesta segunda-feira.

Ao contrário do que aconteceu com os adultos, o intervalo de vacinação entre as duas doses da vacina será de seis a oito semanas. “Estamos a usar uma vacina pediátrica da Pfizer e apenas esta porque é a que está licenciada. O intervalo entre doses que a Comissão Técnica de Vacinação recomendou é de seis a oito semanas. Este foi o intervalo considerado óptimo”, explicou Graça Freitas, directora-geral da Saúde.

Além de quem vai receber a vacina, as crianças entre os 5 e os 11 anos que já estiveram infectadas com covid-19 têm de aguardar pelo menos 90 dias (três meses) após o diagnóstico do vírus para receber a primeira dose da vacina.

Centros de vacinação vão ter “ambiente mais acolhedor” para as crianças

O coronel Penha Gonçalves, líder da equipa responsável pela coordenação de vacinação para a covid-19, esclareceu, durante a conferência de imprensa desta sexta-feira, que será feita uma “adaptação técnica” para os fins-de-semana reservados para a inoculação de crianças entre os 5 e 11 anos.

“Esta adaptação técnica relaciona-se com apenas ter vacinas pediátricas nos dias de vacinação de crianças. Não vai haver outro tipo de vacinação e outras vacinas não vão estar disponíveis nessa altura. Essa alteração acontecerá para garantir o rigor e a segurança necessários. Outro aspecto que estamos a promover é que haja um ambiente mais acolhedor para as crianças e áreas que permitam que passem o tempo de recobro e espera de maneira mais tranquila”, detalhou o responsável.

Faixa dos 5 aos 11 anos representa 40% dos casos em idade pediátrica

Segundo o secretário de Estado adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, “o grupo etário dos 0 aos 9 anos é o mais atingido nos casos de infecção” em Portugal, “e a faixa dos 5 aos 11 anos representa 40% dos casos em idade pediátrica”. Daí, ressalvou, “a necessidade de protegermos esta faixa etária”.

O governante destacou ainda: “hoje temos grande países — como os Estados Unidos, Canadá, Israel e outros países na Europa — que nos vão dando informação” e “está bem evidente a segurança e eficácia destas vacinas”.

Por outro lado, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) deu o seu parecer positivo para a vacinação desta faixa etária “com base em ensaios clínicos de mais de 2000 crianças, tendo também concluído pela segurança e eficácia destas vacinas, dizendo que os benefícios superariam os riscos”, à semelhança do que refere o parecer da Comissão Técnica de Vacinação.

Portugal vai receber 1,5 milhões de vacinas para crianças

Ao longo deste período serão vacinadas mais de 638 mil crianças. Até Março, Portugal vai receber mais de 1,5 milhões de doses de vacinas pediátricas da BioNTech-Pfizer (a Comirnaty) para poder inocular as crianças entre os 5 e os 11 anos até ao final do segundo período de aulas.

Para além das 300 mil cuja recepção está agendada para a próxima semana, estão já contratadas pouco mais de 400 mil para chegarem em Janeiro. Depois, nos meses de Fevereiro e Março, o consórcio farmacêutico irá proceder à entrega de mais 400 mil doses em cada um dos meses, mas as remessas deverão ser faseadas semanalmente.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários