Não ser sexualmente explorada é um direito humano das mulheres

Os direitos humanos das mulheres e raparigas continuam a ser diariamente violados por todo o mundo e o tráfico humano para fins de exploração sexual bem como as diferentes formas de violência sexual, seja no espaço físico ou online, são disso prova.

A celebração anual do Dia Internacional dos Direitos Humanos, que encerra os 16 dias de ativismo pela eliminação de todas as formas de violência contra as mulheres, omite regularmente que a concepção dos direitos humanos, e a própria ideia de humanidade, toma sempre por referência os homens como sujeito universal. Omite também que as discriminações e violações de direitos de que são vítimas as mulheres têm por base o sexo e as relações desiguais de poder entre mulheres e homens e que estas são perpetuadas através da violência masculina em várias esferas; e muito em particular através da exploração sexual.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar