Merkel vai escrever autobiografia política

A ex-chanceler quer “explicar nas suas próprias palavras” as grandes decisões que tomou.

Foto
Angela Merkel ouve o discurso do recém-empossado chanceler, Olaf Scholz, na quarta-feira CLEMENS BILAN/EPA

A ex-chanceler alemã, Angela Merkel, vai escrever uma autobiografia política, disse esta sexta-feira a sua conselheira de longa data Beate Baumann. O projecto deverá durar “dois a três anos” e vai ser levado a cabo apenas pelas duas, sem recurso a ghostwriters, nem a historiadores, nem jornalistas, disse Baumann à revista Der Spiegel.

O livro irá centrar-se na carreira política de Merkel, que quer “explicar nas suas próprias palavras as suas decisões políticas, tendo em conta também o seu percurso de vida”, disse Baumann, que trabalha há quase 30 anos com Merkel.

O que faria Merkel, 67 anos, a seguir a deixar o cargo que ocupou nos últimos 16 anos tem sido motivo de muita especulação, que foi recentemente aumentada com imagens da (ainda) chanceler a ver sapatos numa loja de desporto em Berlim. Merkel é adepta de caminhadas e muitos pensaram que poderia passar mais tempo ao ar livre.

Mas Merkel também referiu, antes, que poderia ler um pouco, ou escrever, ou viajar, mas que sobretudo não iria tomar uma decisão precipitada sobre o que fazer a seguir. Um anúncio da IKEA de homenagem a Merkel com uma cadeira em que se senta alguém parecido com a ex-chanceler e a legenda: “finalmente em casa” tornou-se viral.

Não foi o único anúncio com o tema da mudança na chancelaria: uma marca de bricolage fez um anúncio em que dizia que “se um homem consegue chegar a chanceler, tu também consegues renovar a tua casa de banho”.

Sugerir correcção
Comentar