Morreu Steve Bronski, fundador dos influentes Bronski Beat

O trio, onde pontificava a voz de Jimmy Somerville, ficou conhecido por sucessos como Smalltown boy e por se terem tornado, no campo da pop, numa voz audível da comunidade gay, numa altura onde isso não era a norma.

Foto
Os Bronski Beat em 1984. Steve Bronski é o da esquerda

Morreu esta quinta-feira o músico Steve Bronski, que formou nos anos 1980 o influente trio Bronski Beat, na companhia de Jimmy Somerville e Larry Steinbacheck, e que acabariam por ficar conhecidos por êxitos como Smalltown Boy, ou por álbuns como The Age Of Consent, ambos de 1984. Tinha 61 anos. Não foram reveladas as causas da morte.

No trio britânico, o escocês Steve Bronski ocupava-se dos teclados. O cantor Jimmy Somerville, comentando a sua morte, elogiou o seu talento para criar linhas melódicas, evocando que “trabalhar com ele em canções, e naquela canção em particular que mudou as nossas vidas e tantas outras, foi muito divertido e excitante.” A canção de que Somerville fala é, evidentemente, Smalltown boy, mas existiram outros sucessos como Why?, It ain’t necessarily so ou uma versão de I feel love de Donna Summer, onde também colaborava o cantor Marc Almond.

Os Bronski Beat tornaram-se também icónicos porque, numa altura em que não era muito comum celebridades da pop afirmarem abertamente a identidade gay, eles fizeram-no, e isso era reflectido na música, nas letras e na atitude perante a sua arte e vida.

Foi em 1983 que o trio de pop electrónica se viria a formar, depois de Bronski e Steinbacheck (que morreu em 2017) terem conhecido Somerville graças a um documentário intitulado Framed Youth – Revenge of the Teenage Perverts, realizado para um festival de cinema LGBTQ. No vídeo de Smalltown boy, Somerville é perseguido por um gangue homofóbico, conseguindo escapar no final. “Nessa altura éramos só três tipos gay que criaram uma banda – não sentíamos que fizéssemos parte de um grande movimento”, afirmou Steve Bronski ao The Guardian em 2018.

Depois de Jimmy Somerville abandonar o projecto para criar os Communards, os Bronski Beat continuaram, voltando ao top 10 britânico em 1985, com Hit that perfect beat. O último álbum, e o primeiro em 22 anos, chegou em 2017, o ano da morte de Larry Steinbacheck.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários