Polícia suspeita que confrontos entre adeptos do Benfica e do Dínamo foram combinados

Foram detidos 54 adeptos do Dínamo na sequência dos incidentes que aconteceram maioritariamente na zona do Alto dos Moinhos. Detidos passaram a noite nas instalações policiais do Estádio da Luz e foram libertados após terem sido presentes a juiz

Foto
O encontro terminou com a vitória do Benfica, por 2-0 EPA/TIAGO PETINGA

A PSP deteve 54 adeptos de futebol, todos do Dínamo de Kiev, esta quarta-feira na sequência dos confrontos com apoiantes do Benfica antes do jogo da Liga dos Campeões entre o clube da Luz e os ucranianos, que se disputou esta quarta-feira à noite em Lisboa. Polícia suspeita que encontro entre adeptos rivais tenha sido combinado.

Os detidos, que passaram a noite nas celas que integram as instalações policiais existentes no Estádio da Luz, encontram-se indiciados pelo crime de participação em rixa e foram presentes na manhã desta quinta-feira a um juiz de instrução, no Campus da Justiça, que lhes aplicou a medidas de coacção menos gravosa, o simples termo de identidade e residência. Tal possibilita o regresso à Ucrânia daqueles que tenham vindo de propósito para o jogo, que terminou com a derrota do Dínamo, que sofreu dois golos na Luz.

Treze dos adeptos detidos tiveram que receber assistência hospitalar. A subcomissária Laura Bicheiro, da Polícia de Segurança Pública (PSP), adiantou ao PÚBLICO que se queixavam de dificuldades respiratórias e pequenos traumas, não sabendo se já todos tiveram alta hospitalar.

Laura Bicheiro explicou ainda que os confrontos podem ter sido combinados entre os adeptos rivais, que se deslocaram em massa para um determinado local, preparados para o conflito, o que apanhou de surpresa os agentes que acompanhavam os adeptos. Os confrontos, que obrigaram a um reforço policial, ocorreram na zona do Alto dos Moinhos. “No momento da intervenção, os polícias foram alvo de arremesso de várias pedras, garrafas e tochas, sendo necessário recorrer aos meios coercivos para cessar com os confrontos”, justifica o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP​, num comunicado divulgado esta quinta-feira.

Face ao escalar dos confrontos entre os adeptos e consecutiva confrontação para com a actuação policial, a fim de se preservar a integridade física dos polícias e de terceiros, foi necessário efectuar 17 disparos de arma de fogo para o ar e prosseguir com a acção de detenção dos intervenientes​”, refere a nota. Um agente ficou ferido sem gravidade.

O comando metropolitano nota que além dos 54 detidos que eram apoiantes do Dínamo de Kiev, foram identificados adeptos do Benfica, prosseguindo diligências para identificar outros intervenientes que não foi possível deter no local.

O Estádio da Luz é um dos possui instalações para uso das forças policiais, que funcionam apenas durante os eventos. Nas mesmas existem celas que, segundo o porta-voz da PSP, Nuno Carocha, cumprem o Regulamento das Condições Materiais de Detenção em Estabelecimentos Policiais. Foi aqui que passaram a noite os 54 adeptos do Dínamo, uma enchente pouco habitual neste local. O Estádio do Dragão, no Porto, e o Estádio de Alvalade, em Lisboa, são outras duas infra-estruturas desportivas onde existem estes postos policiais temporários. Todos foram estádios construídos para o Euro 2004, tendo havido uma recomendação da UEFA, que organiza o campeonato europeu de futebol, para a criação destes espaços no interior das instalações desportivas.

O crime de participação em rixa implica que dos confrontos “resulte morte ou ofensa à integridade física grave”, sendo punido com pena de prisão até dois anos ou multa até 240 dias.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários