Morreu Robbie Shakespeare, o mestre do groove jamaicano

O baixista formou com Sly Dunbar a dupla Sly And Robbie, uma das mais importantes do reggae, mas cujo trabalho se alargou para além da música jamaicana. Músicos e produtores, trabalharam com uma imensa constelação de músicos, de Toots & The Maytals a Bob Dylan, de Black Uhuru a Serge Gainsbourg.

Foto
Robbie Shakespeare em concerto no festival TFF Rudolstadt, na Alemanha, em 2015 Schorle

O talento fora aprimorado pelo convívio com e pela audição dos melhores, a empatia musical permitia que o talento florescesse e o resto, o resto era essa coisa indefinível a que chamamos génio. “O Sly começava um tom de bateria, e eu perguntava: ‘Rapaz, qual é o tempo?’. Ele diria, ‘ei, ó simpático, apanhei-te, agora faz a tua cena. E eu faria a minha cena – e tudo se encaixava”. Isto contava o baixista Robbie Shakespeare à BBC, em 2005, explicando o que estava por trás do seu trabalho com Sly Dunbar. Juntos formavam Sly and Robbie, dupla determinante na história da música jamaicana. Shakespeare morreu aos 68 anos no estado norte-americano da Florida, onde se submetera recentemente a uma operação aos rins. A notícia foi confirmada pela ministra da Cultura da Jamaica, Olivia Grange.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar