Morreu o médico legista José Eduardo Pinto da Costa

Antigo director do Instituto de Medicina Legal do Porto e irmão do presidente do FC Porto tinha 87 anos. Era médico e académico.

Foto
Antigo director do Instituto de Medicina Legal do Porto, o médico e académico morreu aos 87 anos. DR

Morreu, esta quarta-feira, aos 87 anos, o médico legista José Eduardo Pinto da Costa, antigo director do Instituto de Medicina Legal do Porto. A notícia foi confirmada pela FC Porto, clube dirigido pelo seu irmão Jorge Nuno Pinto da Costa.

Formado pela Universidade do Porto (UP), foi professor da Faculdade de Medicina e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, e dirigiu durante várias décadas o Instituto de Medicina Legal do Porto. Uma das maiores autoridades nacionais nessa área, José Eduardo Pinto da Costa chegou a professor catedrático e presidiu ao Colégio da Especialidade de Medicina Legal da Ordem dos Médicos e ao Conselho Superior de Medicina Legal.

Esta quinta-feira, a Universidade do Porto publicou uma nota de pesar, onde lamenta a perda de “um dos mais reputados especialistas em Medicina Legal” e “uma das suas principais referências no ensino e na investigação em Ciências Médicas” daquela instituição.

“O Professor José Eduardo Pinto da Costa foi de facto um dos mais eminentes médicos legistas no nosso tempo, tendo o seu trabalho médico-científico sido amplamente reconhecido nos principais fóruns nacionais e internacionais da especialidade. Tornou-se, aliás, o primeiro português a ocupar a vice-presidência da Academia Internacional de Medicina Legal e Medicina Social”, destaca a universidade, que recorda que o médico se dedicou a várias causas sociais, como a luta contra a violência doméstica.

“Merece destaque a sua acção no âmbito da APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, de que foi membro fundador”, lê-se na nota assinada pelo reitor da UP. António de Sousa Pereira, que foi aluno do médico legista, sublinha que “José Eduardo Pinto da Costa foi um extraordinário pedagogo, distinguindo-se por combinar conhecimento científico com vasta erudição e muito humor”.

O médico foi ainda membro do corpo clínico do clube dirigido pelo seu irmão.

As cerimónias fúnebres, segundo o FC Porto, realizam-se esta quinta-feira, a partir das 17h00, na igreja de Cedofeita, no Porto.

Sugerir correcção
Ler 30 comentários