“Fomos traídos por esses colegas de equipa” — pandemia faz crescer corrupção no desporto

Organismo internacional sinalizou mais de mil eventos desportivos desde o início da pandemia. Clubes e jogadores em dificuldades financeiras são o alvo principal dos grupos organizados.

Foto
José Carlos Alves/ Público

Jonathan (nome fictício) solta um grito de frustração enquanto assiste aos festejos dos adversários: a equipa acaba de sofrer mais um golo bizarro e a descida de divisão está iminente. A formação em que Jonathan actua, e que deambula nas divisões secundárias de uma liga de futebol europeia, foi atingida por uma rede de manipulação de resultados. Com meses de salário em atraso, os jogadores com maiores dificuldades financeiras foram presa fácil para os criminosos, que apostavam no número de golos por jogo e no triunfo dos adversários de Jonathan. A promessa de dinheiro fácil aliciou quatro jogadores da equipa. 

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários